segunda-feira, 4 de junho de 2007

A Turquia

Para os fanáticos pela Seleção Brasileira, vale a pena dar uma conferida no adversário do amistoso de amanhã, a Turquia.

Time que surpreendeu o próprio Brasil e virou sensação da Copa do Mundo de 2002, hoje os turcos não são nem sombra daquela grande equipe que ficou em 3º lugar no mundial. Sem classificação à Eurocopa de 2004 e tampouco à Copa do Mundo de 2006, os torcedores turcos ficaram temerosos que a fase de ouro de seu futebol tenha sido tão meteórica quanto efêmera.

O alívio está vindo nas Eliminatórias à Eurocopa de 2008. Em um grupo que conta com a Grécia, atual campeã continental, os turcos vinham liderando invictos até a rodada passada - disputada no dia 2 de junho, quando veio a primeira derrota - e seguem com grandes chances de figurar no cenário Europeu mais uma vez, no próximo ano.

Todavia, a boa campanha nas Eliminatórias é ilusória. O futebol turco é sim decadente e sua seleção nacional tem graves falhas que ainda não foram corrigidas. Amanhã, em Dortmund (Alemanha), o Brasil, como em 2002, é franco favorito a alcançar uma vitória e, se como há 5 anos, os turcos podem complicar, o resultado deverá ser o mesmo: vitória verde e amarela.

No vídeo abaixo, você pode conferir os gols sofridos pela Turquia na sua primeira derrota pelas Eliminatórias, no sábado passado, diante da Bósnia-Herzegovina, por 2-3. Uma das deficiências mais gritantes do time - a defesa - fica evidente quando se vê as falhas de marcação que ocorreram nos lances:


Nenhum comentário: