sábado, 30 de junho de 2007

Mundial Sub-20

A agenda cheia do fim de semana, com jogos válidos pelos mais variados torneios surgindo por todos os lados, começa com os primeiros confrontos da Copa do Mundo Sub-20, da FIFA.

Torneio inútil, para se dizer o mínimo, o Mundial tem a única função de trazer alguma experiência internacional a jogadores jovens. A bem da verdade, porém, sua grande conseqüência é desfalcar equipes que disputam torneios que não sigam o calendário europeu, e que estejam a pleno vapor enquanto o caça-níqueis da FIFA ocorre. Caso de equipes do Brasil, como o Internacional, Flamengo e Grêmio - entre outros - que sofrerão ausências de nomes importantes, como Alexandre Pato, Renato Augusto e Carlos Eduardo, respectivamente.

Favoritos? Os de sempre. Argentina (atual campeã), Nigéria (atual vice), Brasil, Espanha e Portugal, com selecionados de base costumeiramente fortes, mais uma vez são apontados como aqueles com mais chances de levantar o troféu. Dentre estes, o México também surge visto com bons olhos: a formação campeã sub-17 em 2005, na maioria, estará agora defendo o quadro sub-20 e, a exemplo de dois anos atrás, tem grandes chances de chegar longe. Já a ausência mais sentida é a da seleção de Gana - tradicionalmente forte entre as equipes de base, o time africano não está entre os representantes do continente.

Disputado num país sem tradição no futebol - o Canadá -, o torneio de 2007 conta com 24 equipes (dentre as quais, 16 passarão à próxima fase), assim distribuídas:

Grupo A: Áustria; Canadá; Chile; Congo
Grupo B: Espanha; Jordânia; Uruguai; Zâmbia
Grupo C: Gâmbia; México; Nova Zelândia; Portugal
Grupo D: Brasil; Coréia do Sul; Estados Unidos; Polônia
Grupo E: Coréia do Norte; Argentina; Panamá; República Tcheca
Grupo F: Costa Rica; Escócia; Japão; Nigéria

Os quatro jogos de hoje já colocarão favoritos em campo:
Polônia - Brasil
Coréia do Sul - Estados Unidos

Coréia do Norte - Panamá
Argentina - República Tcheca

Nenhum comentário: