quarta-feira, 30 de maio de 2007

Pelo Brasil

Hoje, às 21:45, no Maracanã, começa a final da Copa do Brasil de 2007. Fluminense e Figueirense, dois times que não empolgaram suas torcidas no início do ano, vêem a chance de enfim consagrar sua temporada. Em jogo, um título valioso e inédito para ambas as equipes, e uma cobiçada vaga antecipada na Copa Libertadores de 2008.

Os cariocas chegam à sua terceira decisão de Copa do Brasil e, embora experientes na competição, disputarão o troféu dentro do Maracanã pela primeira vez. Em 1992, haviam jogado a primeira partida da final nas Laranjeiras e, em 2005, foram vice-campeões diante do Paulista, em São Januário. O principal estádio do Rio de Janeiro, palco de tantas surpresas aplicadas por equipes visitantes em decisões, pode ver hoje a volta por cima de um time que cansou de ver seu sonho bater na trave, longe do majestoso campo.

Diante das aspirações tricolores, o Figueirense de Santa Catarina quer se impor. Estreante em finais nacionais, o desacreditado time de Florianópolis vai a campo para disputar o maior título de sua história, e com certeza fará um jogo de vida ou morte. Hoje, contudo, um empate já basta para que haja contentamento. A meta é repetir o feito do Criciúma, único time catarinense a conquistar o troféu, em 1991.

Previsões em finais costumam se revelar errônas. O Fluminense, porém, é o claro favorito. Favoritismo que não pode ser levado no pensamento de que a final é "jogo jogado", ou a noite de hoje marcará mais um maracanazo.

Nenhum comentário: