sábado, 12 de maio de 2007

Desvalorização


A revelação Grêmista Lucas Leiva, melhor jogador do Campeonato Brasileiro do ano passado e capitão da seleção sub-20 na conquista do Sul-Americano, ja está com tudo acertado para sua ida para o futebol inglês: o Liverpool pagará a "generosa" quantia de 9 milhões de euros, sendo 6,5 milhões para o Grêmio e o restante para o jogador e seu empresário.
A direção tricolor esperou mais do que podia, e nenhuma proposta concreta ultrapassou 10 milhões de euros, o que significa que um jogador da qualidade como Lucas não vale tanto quanto dizem suas ótimas e consistentes atuações?
No ano passado o Real Madrid pagou 20 milhões de euros pelo argentino Fernando Gago, ex-Boca Juniors e 13 milhões pelo seu conterrâneo Gonzalo Higuain, ex-River Plate. Enquanto isso Marcelo, ex-Fluminense foi vendido por 7 milhões de euros, e agora Lucas por 9 milhões.
Mesmo se fossemos levar em conta a situação financeira dos clubes, isso não seria justificativa para a ocorrência de uma desvalorização tão grande no mercado brasileiro. Jovens revelações e afirmações são vendidos por micharias enquanto nossos vizinhos enchem seus cofres com jogadores de mesma ou menor qualidade, algo inaceitável no mundo globalizado.

Nenhum comentário: