quarta-feira, 25 de abril de 2007

Noche sudamericana

Em Porto Alegre, 45 mil gremistas lotaram o Estádio Olímpico, para ver seu time classificar-se à próxima fase da Libertadores - sem perder a chance, claro, de tirar sarro com o já eliminado rival Internacional, levando os tradicionais caixões nas cores do outro clube porto alegrense.

Definida hoje a classificação final do Grupo 3 da Copa Libertadores da América. O quadrangular vinha sendo um dos mais parelhos da competição continental, até aqui. Findadas as cinco rodadas iniciais da competição, o grupo apresentava um tríplice empate entre Cerro Porteño (Paraguai), Tolima (Colômbia) e Grêmio, com 7 pontos - logo atrás deles, vinha o também colombiano Cúcuta, com 6 pontos conquistados.

Por força de critérios de desempate, como saldo de gols ou gols marcados, Cerro Porteño e Tolima chegavam à última rodada precisando apenas de um empate para atingir as oitavas-de-final da Libertadores, enquanto ao Grêmio e ao Cúcuta, unicamente a vitória interessava. A necessidade pelos três pontos por parte destas duas últimas equipes, somadas ao fato de cada uma delas enfrentar um dos times que estaria se classificando até então, deixou a rodada desta noite eletrizante.

No Estádio Olímpico, em Porto Alegre, o Grêmio entrou em campo precisando vencer a equipe que já havia derrotado em su
a estréia na competição, por 0-1, no Paraguai. Hoje, contudo, a partida não foi nada fácil. Desde o início, a catimba por parte do Cerro Porteño foi evidente, tentando segurar ao máximo o resultado de empate. No primeiro tempo, o Grêmio marcaria um gol, através do zagueiro Teco - mas, o que era para ser uma explosão de alegria da torcida tricolor acabou virando rapidamente revolta, após o árbitro anular a jogada, marcando um impedimento inexistente do jogador gremista. A redenção do tricolor gaúcho viria na etapa final, e com um dedo do treinador Mano Menezes. O cronômetro marcava 69 minutos de tempo corrido quando Éverton, jogador que Mano havia colocado em campo cinco minutos antes, fez, de cabeça o gol do Grêmio. 1-0 ao tricolor gaúcho, que nos minutos seguintes, só buscou fazer o tempo correr, para alcançar a suada classificação à próxima fase. Com sucesso, o time gaúcho manteve a apertada vantagem, assumindo a liderança do grupo, graças ao outro resultado da rodada, que será visto a seguir.

Se o jogo do Grêmio foi emocionante, com uma inversão de objetivos por parte das equi
pes, o duelo colombiano entre Tolima e Cúcuta, em Ibagué (cidade do Tolima), foi ainda mais espetacular. E o improvável ocorreu: o Cúcuta, que após as quatro primeiras rodadas estava praticamente eliminado, sem nenhuma vitória (na quinta rodada, veio a primeira vitória, por 3-1, sobre o Grêmio), acabaria conquistando a vaga na noite de hoje. "Un partido intenso, duro, de mucha garra, digno de Libertadores", foi a definição dada pelo site oficial da CONMEBOL à partida de hoje. E foi assim mesmo: um jogo recheado de gols, lutado até o final, onde o time de maior raça prevaleceu. O Cúcuta que jogava pelo milagre, saiu na frente, com um gol de Del Castillo, aos 19 minutos. A reação do Tolima não tardou e, com gols de Charria e Quintero, a equipe da casa virava o placar para 2-1. Os gols seguiam acontecendo, mas a vantagem seguia do Tolima: aos 63 minutos de jogo, o placar em Ibagué assinalava 3-2 para a equipe da casa. Então, começou a reação final do Cúcuta que, na base da vontade, conseguiria praticar outra virada na partida. Aos 70 minutos, o jogador panamenho Blás Pérez empatou o jogo em 3-3, resultado que ainda classificava o Tolima, mas agora, na segunda posição, já que o Grêmio vencia e superava em pontos a equipe colombiana. Mas a noite era do Cúcuta - e de Blás Pérez: próximo ao final do jogo, aos 85 minutos, o panamenho marcaria outro gol, deixando a contagem num 3-4 favorável ao Cúcuta, placar que a equipe visitante não deixou mais ser modificado. Vitória lutada e espetacular neste duelo colombiano, que faz o desacreditado e desconhecido Cúcuta alcançar as oitavas-de-final do continente, em sua primeira participação na Libertadores! Agora, a equipe colombiana, que já surpreendeu o gaúcho Grêmio, quer seguir fazendo história, nos mata-matas sul-americanos.

Hoje e quinta-feira ocorrerão as definições das últimas rodadas nos grupos restantes, finalizando os classificados da Libertadores e possibilitando aos torcedores brasileiros conhecerem os cruzamentos das oitavas-de-final e fazerem as suas projeções de confrontos. O brasileiro que decide sua sorte nesta quarta-feira é o São Paulo, que precisa apenas de um empate, no Morumbi, diante do Audax Italiano (do Chile), para superar a primeira fase.

Um comentário:

Anônimo disse...

Goles de Tolima vs Cucuta
http://www.golestv.com/317/3_tolima_VS_cucuta_4
y de Gremio vs Cerro
http://www.golestv.com/316/1_gremio_VS_cerro-porteno_0

Saludos