quinta-feira, 5 de abril de 2007

A gratidão

Parabéns, campeão! Não posso começar este texto sem antes parabenizar o Internacional pelos seus 98 anos de glórias, títulos e história. Também, não posso me esquecer de dar Parabéns ao Abel, por ter dado ao Internacional os dois maiores títulos da história do clube: libertadores e mundial; parabéns, Adriano Gabiru, por ter feito o gol da conquista do mundial; Enfim, congratulações para todos os jogadores, membros da direção e da comissão técnica, que ajudaram e participaram desses grandiosos triunfos.

Existe um "pathos" – sentimento -, em relação ao técnico Abel Braga, e aos outros participantes das conquistas do Inter, que nenhum colorado pode negar: gratidão eterna. A gratidão é um sentimento que carrega junto com ele um leque de outros sentimentos: amor, ternura, fidelidade, companheirismo, etc. Mas nunca, de jeito maneira, submissão. É importante não confundir gratidão com servilismo!

Acontece que, embora perene, a gratidão não garante a imortalidade. A gratidão garante o reconhecimento por algo já conquistado. Hoje, é quase unanimidade, entre todos os colorados, que o ciclo de Abel Braga já está desgastado, chegando ao fim - e se resta qualquer flama pequena de esperança, de melhoramento, essa se deve à gratidão. Somente a gratidão.

______________________

Observando todos os jogos do Inter, pude perceber três erros que Abel vem cometendo a cada partida. Erros que o treinador sabe que existem, mas teima/fingi não enxergar.

Os três desacertos:

- Jogar com um meio de campo com três volantes, sendo que nenhum tem poder de criação.

- Colocar Iarley na função de meia-atacante, esperando que ele faça a criação do time. Mas já é sabido que o jogador não sabe exercer essa função, pois sempre acaba caindo pelos flancos – deixando um buraco na meia-cancha.

- Escalar Pato e Cristian juntos, sendo que os dois ocupam o mesmo espaço e não deram certo nas outras vezes que atuaram juntos.

Ontem, o Internacional recebeu do Veranópolis o golpe final que acabou tirando o time do Gauchão. Mas a eliminação do Inter se deve a soma de todos os erros que Abel vem cometendo desde o começo do ano.

São erros fáceis de se corrigir e que poderiam melhorar, e muito, o desempenho do Internacional.

O gauchão já acabou para o Inter. E, se Abel continuar errando, o sonho do bi da libertadores também chega ao fim. E a flama de esperança vai ser apagando...Mas a gratidão, essa será infindável.

Nenhum comentário: