sexta-feira, 16 de março de 2007

O inferno de Bradford

Novamente vamos tratar de um tema que para muitos não é agradável: um desastre no futebol. Apesar de ser um tema trágico e até triste, são fatos históricos, que mudaram concepções sobre o futebol e podem servir de alerta para evitar erros futuros. Hoje falaremos do fatídico incêndio de Bradford, em 1985.

O Bradford City, time local, estava em grande fase. Corria a temporada 1984/1985, e a equipe fazia uma campanha irretocável no Campeonato Inglês da Terceira Divisão. Campeão por antecedência, o Bradford teria um jogo em casa, diante do Lincoln (que não brigava por mais nada), apenas para festejar em frente à sua torcida, e vibrar com o acesso. Antes do jogo começar, o time do Bradford fez a volta olímpica e o capitão Peter Jackson ergueu a taça equivalente à terceira divisão.

Valley Parade, o estádio de Bradford, estava completamente lotado por 11.076 torcedores, entusiasmados com um dia de festa naquele 11 de maio de 1985. O jogo iniciou, e seguiu num empate em 0x0, até os 40 minutos, quando o desastre tomou proporções consideráveis e forçou a interrupção da partida.

Tudo começou quando um torcedor colocou um cigarro dentro de um copo de isopor. Algo estúpido, mas que logo iniciou um grande incêndio. O pavilhão do estádio, construído em 1908, de madeira, logo foi consumido pelo fogo que então se iniciava. O público, inicialmente, não notou a dimensão da tragédia e pouco se esforçou para fugir das chamas - o mesmo valeu para as autoridades de segurança, que foram lentas em iniciar uma evacuação. Quando notaram que o desastre era inevitável, os torcedores, desesperados, buscaram fugir para o gramado, ou por rotas de fuga pelos estreitos corredores do estádio, mas estes, acabaram dificultando ainda mais a tarefa de fuga. Do outro lado, as forças policiais começaram a orientar a evacuação e solicitar equipamentos contra incêncio. A medida tardia, porém, não foi capaz de superar a velocidade com que o fogo consumia o antigo estádio de Bradford.

À essa altura, qualquer lembrança da partida havia se dissipado. Em cinco minutos, o fogo já tomara conta de todo o pavilhão e ainda havia torcedores nele. Os torcedores que optaram por fugir pelos corredores de saída, acabaram indo por um caminho sem volta: os portões do estádio estavam trancados. Outro fator que contribuiu para causar ainda mais fatalidades foi o fato de o teto de madeira do estádio, incendiado, desabar sobre os torcedores que ainda não haviam escapado - por uma triste ironia, o teto de aço que seria usado para substituí-lo futuramente, estava no estacionamento do estádio e, pelo projeto, deveria ser instalado dois dias depois daquele jogo. Enquanto isso, muitos torcedores, que haviam escapado, foram heróicos ao se solidarizar com aqueles que ainda tentavam fugir: muitos ficaram próximos ao pavilhão, buscando ajudar como fosse possível os desafortunados que ainda sofriam com o fogo - por este feito, 22 torcedores foram condecoredos por bravura, posteriormente, pelas vidas que ajudaram a salvar.


O saldo do desastre foi terrível para o futebol e particularmente para o Bradford City: 56 pessoas morreram (incluindo um ex-presidente do clube) e mais de 200 ficaram feridas. Além disso, houve a perda material, uma vez que o pavilhão de madeira foi completamente destruído pelo fogo.

O vídeo que mostra a evolução do desastre, desde seu princípio até o estádio ter sido consumido inteiramente, pode ser conferido abaixo:




Como resultado daquele dia fatídico, foram modificadas as leis relativas ao futebol, proibindo que qualquer estádio de qualquer divisão do Campeonato Inglês tivesse setores de madeira (no caso do Bradford City, este pavilhão havia sido mantido pelo simples fato de que o clube não tinha condições financeiras de substituí-lo). O jogo entre Bradford e Lincoln ficou oficialmente com o placar de 0x0 e nunca foi remarcado. O jogo, que era pra ser de festa para o Bradford City, comemorando o acesso, tornou-se terrível, com perdas materiais e humanas.

Um ano e meio depois, o estádio Valley Parade foi totalmente reformado, tendo agora a capacidade de abrigar 25 mil torcedores, num estádio completo de cadeiras e com possibilidades reduzidas de repetir este, que foi o maior desastre na história das divisões do Campeonato Inglês. Por parte do time visitante, o Lincoln, dois torcedores seus perderam a vida naquele dia: Bill Stacey e Jim West. Em homenagem aos dois, o clube chamou um dos setores do seu estádio, construído em 1990, de "Stacey-West".

Apesar deste triste exemplo inglês de como estádios de madeira e uma resposta lenta da segurança podem ser terrivelmente fatais, vê-se pelo mundo, especialmente nas ligas inferiores, muitos estádios em condições ainda piores, onde só não ocorre algo parecido, por pura sorte.

Nenhum comentário: