terça-feira, 13 de março de 2007

Gol contra

Um dos momentos mais embaraçosos do futebol. Uma situação que ninguém quer viver. O momento em que o jogador de um time faz um gol, mas quem vibra são os adversários. Este é o gol contra, que faz muitos vilões pelos gramados do mundo.

A sensação dos torcedores que vêem um jogador de seu time fazer um gol contra é a de traição. Óbvio, pois aquele que estava lá para defender as suas cores, nada mais fez do que ajudar o adversário. O gol contra, em qualquer situação, acaba com a moral de um jogador. Tanto é assim, que o termo saiu do futebol, passando a valer em qualquer setor do cotidiano, para representar uma ação que se volte contra seu autor. Gols contras já decidiram títulos, dos mais medíocres aos mais importantes - e nada compara-se à sensação de "entregar" um título com um gol contra.

Alguns dos mais notórios gols contras já feitos por aí:

Stan Van den Buijs, jogador do Germinal Ekeren, da Bélgica. Jogando no Campeonato Belga de 1995/1996, Van den Buijs tornou-se famoso por marcar nada menos que três gols contra num único jogo!!! A partida era contra o poderoso Anderlecht, e o "hat-trick ao contrário" de Van den Buijs significou a derrota de seu time, por 2x3.

Andrés Escobar, jogador da Seleção Colombiana. Na Copa do Mundo de 1994, Escobar fez um gol contra que eliminaria seu time da competição (na qual entrou como grande sensação). Escobar seria assassinado em Medellín, poucas semanas após a Copa do Mundo, com 12 tiros, como uma "vingança" por sua infelicidade. Segundo testemunhas, o assassino teria gritado "gol" para cada tiro que deu em Escobar.

Tom Boyd, da Seleção Escocesa. Na partida de abertura da Copa do Mundo de 1998, Boyd acabou desviando uma bola para dentro de seu próprio gol, ao final da partida. O gol, significou a derrota escocesa por 1x2, frente a Seleção Brasileira.

Gary Mabbutt, jogador que defendeu o Tottenham, da Inglaterra, de 1982 a 1998. Fez um gol contra na final da Copa da Inglaterra de 1987 - gol este, que deu o título ao adversário, o Coventry City.

Jonathan Woodgate, jogando pelo Real Madrid, da Espanha. Num dos casos mais azarados de estréias em uma equipe de futebol, Woodgate ficou uma temporada inteira parado após sua transferência ao Real Madrid, por contusão. Na temporada seguinte, em sua partida de estréia, não apenas fez um gol contra, como saiu expulso de campo.

Víctor Hugo Marulanda, jogando pelo Atlético Nacional, de Medellín, Colômbia. Fez um gol contra na final da Copa Libertadores da América de 1995, contra o Grêmio, no primeiro jogo, em Porto Alegre. Seu gol abriu a contagem (estava 0x0 antes de ser feito) do que seria uma vitória gremista por 3x1.

Nasa, do Vasco da Gama. Final do Mundial de Clubes de 1998, Vasco e Real Madrid, em Tóquio. Um jogo dificílimo para o time carioca e que Nasa conseguiu complicar, marcando um gol contra no primeiro tempo, fazendo 1x0 para o Real Madrid. A equipe espanhola conquistaria o título, vencendo por 2x1.

***

No vídeo abaixo, você pode conferir, outros "lindos" ou inusitados gols contras feitos nos gramados de futebol:


Nenhum comentário: