terça-feira, 13 de março de 2007

Craques da América Latina - 7

A gloriosa série está de volta! E com novidades. Edição especial, hoje veremos uma promessa de craque, e não um jogador que já marcou época no futebol.

A história, porém, pouco muda - craques ou não, enfrentam, enfrentaram ou enfrentarão as mesmas dificuldades para firmar o nome nos ríspidos gramados da América.

-

Matías Fernandéz, a grande esperança do Chile vem da Argentina



Fernandéz, o garoto que encantou a América ao infernizar as defesas na Copa Sul Americana de 2006 e que conquistou o Chile enchendo de orgulho a fanática torcida do Colo - Colo, nasceu na Argentina, na Grande Buenos Aires no dia 15 de maio de 1986, partindo para o Chile com cinco anos de idade.

A partir desse dia o coração de Matías virou chileno. Criou raízes e começou sua carreira no Unión La Calera, onde saiu com 12 anos de idade parar jogar no principal time do país: o Colo - Colo.

Estreou profisisonalmente no dia 1° de agosto de 2004, contra o Universidad de Concepción - El Mati marcou seu primeiro gol uma semana depois, contra o Cobresal, clube que revelou outro mago chileno: Ivan Zamorano.

A ascenção de Fernandéz foi rápida: logo se firmou como titular da equipe e foi escolhido a revelação do Chile na temporada, com 18 anos. No ano seguinte veio a convocação para a seleção chilena sub - 20 na disputado Sul Americano: Fernandéz usou a braçadeira de capitão da equipe que conquistou uma das vagas para o mundial da categoria. Sensação nacional, o pequeno camisa 14 tem na explosão a maior virtude - suas arrancadas são rápidas e sua habilidade permite dribles e inversões de rota no confronto com os zagueiros.

Após vencer o Apertura e o Clausura chileno, se sagar vice campeão da Copa Sul Americana, terminando a competição com 9 gols, um a menos que o artilheiro e também jogador do Colo - Colo, Suazo, Fernadéz se transferiu para a Espanha após uma sedutora proposta de 9 milhões de euros vinda do Villareal que também inclui a participação do clube chileno em torneios organizados na europa.

O início no solo europeu foi animador: apesar das poucas partidas El Mati foi escolhido o melhor estreante da liga espanhola, pela imprensa local.

Se a evolução for contínua, Matías Fernandez, que já declarou ser chileno até a morte, poderá render mais uma matéria na série 'Craques da América Latina' - daqui a 20 anos poderá ter seu nome consagrado nestes mesmos gramados.

Nenhum comentário: