Ontem à noite, a Libertadores nos brindou com mais uma pequena pepita histórica. No Monumental de Núñez, em Buenos Aires, um cenário que não podia ser mais tradicional, viu-se algo nem um pouco "tradicional" ou costumeiro ao longo das disputas da principal competição sul-americana: no jogo entre o poderoso River Plate e o Caracas, da nada futebolística Venezuela, deu Caracas!
Sim, na Argentina, os venezuelanos conquistaram uma vitória que fez jus ao nome do estádio: uma vitória Monumental. Enfrentando um River Plate, que já foi campeão do mundo, bicampeão da América, o pequenino Caracas não se intimidou. Mostrando uma força e uma raça ainda incipientes no futebol venezuelano, o time, maior campeão da terra de Hugo Chávez em todos os tempos (tem 8 títulos nacionais), fez 1x0 sobre o River, com um gol logo no início, aos 9 minutos, marcado por Iván Velásquez, silenciando o estádio.
Ao contrário do que poderia se esperar, não viu-se o Caracas ser amassado durante o restante do jogo. O River cresceu e pressionou, sim, mas o Caracas permaneceu firme e forte até o fim. Sem esmorecer, agüentou as investidas do River Plate até o apito final e conseguiu vencer por 1x0! O time alcançou uma vitória importante, mas ela significou muito mais que três pontos: com ela, o Caracas é líder de seu grupo, com 6 pontos ganhos em 6 disputados, convertendo-se em favorito à classificação para a próxima fase, algo impensável quando seus concorrentes são, além do River Plate, a LDU (EQU) e o Colo Colo (CHI). Além disso, e aí reside o maior significado da vitória de ontem, o Caracas converteu-se na primeira equipe venezuelana a vencer um clube argentino em solo inimigo. Para ter uma idéia do que isso significa, o primeiro confronto entre clubes das duas nações pela Libertadores data de 1966 - desde lá, uma seqüência de insucessos pela parte venezuelana. Enfim, depois de 41 anos, o Caracas consegue voltar da Argentina com uma vitória, representando sua nação.
O clube, que está na sua 9ª participação em Libertadores, jogou 51 vezes pela competição sul-americana, vencendo 12, empatando 11 e perdendo 28 dos jogos disputados, incluindo as partidas de 2007. Na presente edição, o Caracas venceu seus dois jogos disputados, ambos por 1x0 (contra LDU, em casa e, ontem, contra o River). Faz uma campanha empolgante e praticamente "toca o céu", sonhando ser a equipe venezuelana a ir mais longe em uma Libertadores da América, em todos os tempos.
Veja o gol que levou a esta vitória simplesmente histórica:
Nenhum comentário:
Postar um comentário