segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

A volta da UEFA Champions League

Acabou a espera. Depois de quase três meses parada (a última rodada da primeira fase foi em 6 de dezembro), a principal competição do calendário europeu volta à ativa. Fãs do futebol de todas as partes do mundo estarão atentos à rodada que começa amanhã, valendo pelos jogos de ida das oitavas-de-finais.

Os jogos deste dia 20 de fevereiro serão:


Celtic (ESC) - Milan (ITA)
A partida será disputada no Celtic Park, em Glasgow. Animado por ter chegado à fase eliminatória pela primeira vez desde que a Copa dos Campeões tornou-se UEFA Champions League (o torneio adotou o nome - e o formato - na temporada 1991/92, antes disso era sempre eliminatória), o Celtic vê seus sonhos de ir mais além ficarem altamente dependentes desse jogo. Com um retrospecto favorável jogando em casa, o time escocês tentará conter o poderoso Milan, seis vezes campeão europeu. Para o lado dos rossoneros, é animador o histórico de confrontos entre estas duas equipes (10 jogos, 6 vitórias do Milan e só 2 do Celtic). A equipe italiana, animada pelos gols de Ronaldo na rodada do fim de semana, não poderá contar com o atacante brasileiro, visto que ele já atuou pelo Real Madrid no torneio, e a UEFA impede que ele dispute partidas por outro clube.

PSV Eindhoven (HOL) - Arsenal (ING)
O PSV se classificou para esta fase após perder os dois últimos jogos da fase de grupos, e busca reencontrar o caminho das vitórias nesta partida, no Philipsstadion. PSV e Arsenal têm uma rivalidade recente em confrontos europeus, sendo este o terceiro encontro entre as duas equipes nas últimas cinco temporadas - mas esta é a primeira em jogos eliminatórios. E sempre a vantagem esteve do lado inglês (como por exemplo o confronto entre os dois, em 2002, quando o Arsenal venceu por 4x0, com um gol-relâmpago de Gilberto Silva, aos 20 segundos de jogo). Para esta partida em Eindhoven, novamente o favoritismo é total do lado dos "gunners", e o Arsenal já buscará fazer um resultado bom fora de casa, sonhando em superar a campanha da temporada passada, quando foi vice-campeão da UEFA Champions League, sendo derrotado na final pelo Barcelona (ESP).

Lille (FRA) - Manchester United (ING)
O Manchester, líder do Campeonato Inglês entra como favorito neste confronto diante do Lille francês. Apesar disso, todo cuidado é pouco, pois os comandados de Alex Ferguson já amargaram uma eliminação (na primeira fase) diante deste mesmo Lille, na temporada passada. Em novembro de 2005, o Lille venceu o confronto entre os dois, por 1x0, e os "red devils" acabariam ficando na última posição do grupo. Porém, até aqui, esta temporada não repete a decepção do passado pro Manchester. Com uma brilhante campanha na primeira fase, o United chegou à fase eliminatória pela 10ª vez em 11 temporadas, buscando chegar ainda mais longe. No lado francês, o Lille é estreante em eliminatórias da Champions League. Impedido de jogar em seu estádio pelo regulamento da UEFA, o LOSC (pela sigla, como o Lille é conhecido na França) mandará este jogo (como os demais até aqui), no estádio Félix-Bollaert, em Lens.

Real Madrid (ESP) - Bayern München (ALE)
Certamente o jogo mais atrativo e tradicional da rodada deste dia 20. No gramado do Santiago Bernabeu, irão desfilar duas equipes que, juntas, têm 13 títulos da competição máxima européia. Além de tudo, é um confronto de grande rivalidade, sendo este o sexto encontro entre os dois times desde a temporada 1999/2000. O Madrid leva vantagem sobre os bávaros, tendo eliminado a equipe alemã nas duas últimas vezes em que se enfrentaram (em 2001/02 e 2003/04). Entretanto, o Bayern não deixa por menos, tendo aplicado algumas das piores derrotas ao Real Madrid na história de suas participações na Champions League (na temporada 1999/2000, o Bayern venceu por 4x2 em Madrid e 4x1 em Munique - embora, nesta mesma temporada, o Madrid se vingasse, eliminando os bávaros nas semifinais). O Real Madrid só perdeu em casa diante de alemães duas vezes, em 20 ocasiões. Nas duas, frente ao Bayern. Em compensação, os alemães não conseguiram vencer os seus últimos três jogos fora de casa contra adversários espanhóis. As duas equipes não vivem bons momentos em suas respectivas ligas nacionais. Enquanto o Madrid tenta se recuperar de uma crise e oscila entre a 2ª e 4ª posição na Espanha, o Bayern encalhou no 4º lugar da Bundesliga, e estando a 12 pontos do líder Schalke-04, dificilmente pode alcançar o título nacional. Num cenário de rivalidade que põe a frente dois gigantes em crise, se desenrolará a partida mais interessante de amanhã.

Um comentário:

FUTEBOLATION disse...

To achando que passam Milan, Arsenal, Manchester e Real nesses confrontos...