quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Os piores regulamentos do futebol!

Jogos Olímpicos de 1920 – Antuérpia/ Bélgica

Eram 14 seleções. Por sorteio, o anfitrião (Bélgica) e Luxemburgo entraram direto na 2ª fase. O sistema era mata-mata, eliminando quem era derrotado. Na 1ª fase, houve seis jogos. Os classificados juntaram-se aos que ficaram no chapéu. Na seqüência, nada de novo, quartas-de-finais, semifinais e finais. Bélgica venceu a Tchecoslováquia e conquistou a medalha de ouro.
No entanto, quem perdeu a final não ficou com a medalha de prata! Os eliminados na 2ª fase enfrentaram-se novamente, sendo que o regulamento previa que apenas o campeão dessa etapa entraria na disputa pela medalha de Prata e Bronze. A Espanha venceu, mas como a Tchecoslováquia (que havia sido derrotada na final) não concordou com esta etapa do regulamento, retirou-se, terminando em 6º lugar (Acredite, quem decidiu a medalha de ouro e perdeu, acabou em 6º lugar!). A Itália, que havia perdido para os espanhóis entrou na carona. Os dois das quartas-de-finais enfrentariam à Holanda e França. Os espanhóis venceram as duas partidas e de eliminados acabaram com a medalha de prata. Os holandeses (de semifinalistas) terminaram com o bronze. Ao final, a Bélgica precisou de 3 jogos para ser considerado a melhor seleção, enquanto que a Espanha precisou de 6 jogos para ficar com a prata.


Campeonato Paulista 1978

Talvez, o mais longo campeonato estadual de todos os tempos. 22 equipes disputaram o campeonato que começou em Agosto de 1978 e terminou só em Junho de 1979. O campeonato tinha dois turnos, onde todos enfrentavam todos, invertendo o mando de campo na mudança de turno. Ao final de cada turno, haveria quartas-de-finais, semifinais e final do turno. Os dois melhores de cada turno, mais dois por índice técnico, 1 por número de gols e acredite a melhor renda (o beneficiado foi o São Paulo F.C.) classificariam para a 2ª fase do campeonato. Os oito times seriam divididos em 2 grupos, jogando em ida e volta. Os 2 melhores de cada grupo jogariam as semi-finais, e os finalistas (Santos e São Paulo) fariam a decisão. Por fim, o Santos foi o vencedor dessa maratona.

Campeonato Pernambucano 1989

Por haver poucas equipes, a Federação Pernambucana de Futebol fez o campeonato dividido em 2 turnos com 2 fases dentro do turno. Os campeões de cada fase decidiam o turno. Ao final, os campeões de cada turno, mais os 2 melhores por índice técnico, disputariam o 3º turno. Caso ao final de 3 turnos, houvesse 3 campeões distintos, os campeões e a equipe com melhor índice técnico fariam o 4º e decisivo turno (veja: time precisa perder para se classificar), onde o campeão deste turno seria proclamado campeão estadual. Mas não chegou a tanto: o Santa Cruz venceu 2 turnos e decidiu o campeonato com o Sport Recife, sendo o tricolor campeão estadual.

Campeonato Paulista 2003

21 equipes (Isso mesmo, 21!!!! ) foram divididas em 3 grupos de 7 equipes cada. Ao final da fase, os campeões de cada grupo, e mais 2 por índice técnico classificariam para as quartas-de-finais, enquanto que os 12 piores disputariam o “torneio da morte” que definira os 2 rebaixados. No entanto, 1 equipe (no caso, fora o Santos F.C.) ficou no “buraco negro” isto é, nem se classificou, nem foi para o torneio da morte.
Esse regulamento proporcionou cenas como o Juventus, pior time da primeira fase escapou do rebaixamento no “torneio da morte”, enquanto que times que brigaram pela vaga foram rebaixados.
O Santo André disputara com o Santos a vaga para as quartas-de-finais. Na última rodada da fase classificatória, o Santos ficou no "chapéu" por já ter feito seus 6 jogos, e aguardava o resultado do jogo entre Santo André, que disputava a vaga por índice técnico e o São Paulo, já classificado. O empate classificava o ramalhão do ABC. Aliás, quem fosse o classificado entre Santo André e Santos enfrentaria o próprio São Paulos nas quartas-de-finais, proporcionando ao tricolor praticamente a escolha do seu adversário na próxima fase. Resultado, o São Paulo não jogou tudo que sabia e cedeu o empate em 2x2, eliminando o alvinegro.
Cada fase para os classificados tinha um regulamento distinto. Nas quartas-de-finais, jogo único. Nas semifinais e finais jogos de ida e volta. Ao final, Corinthians e São Paulo fariam a final. Por falhas na redação do regulamento, a federação proclamou que o São Paulo tinha a vantagem do empate, sendo que após revisão, viu-se que quem teria de fato era o Corinthians. Apesar da eminência de recurso jurídico e tudo, o Corinthians venceu os dois jogos e terminou campeão estadual.

Campeonato Gaúcho 2004

O campeonato gaúcho tinha 12 equipes. O regulamento em si até que é simples: dois grupos, sendo que os dois melhores dos grupos disputam a final do grupo. O campeão de um grupo joga contra o vice do outro, e ao final, os dois finalistas decidem o campeonato estadual.
Mas o diabo mora nos detalhes. O grupo A tinha além dos quatro grandes (Internacional e Grêmio de Porto Alegre, Juventude e Caxias de Caxias do Sul) mais quatro equipes. O grupo B era composto por 10 equipes, sendo que quatro eram as equipes menores que compunham o grupo A. Logo, dentro os menores que estavam no grupo A, uma mesma equipe poderia jogar a final do estadual contra ela mesma. Exemplo: Se o Glória fosse campeão do Grupo A, e do grupo B, ela enfrentaria o tanto o 2º colocado do grupo B, quanto do grupo A. Se vencesse, o Glória de Vacaria faria a final contra o Glória de Vacaria!
O pior de cada grupo era rebaixado (exceto o quatro grandes do grupo A). Logo, outro caso poderia acontecer: o campeão estadual ser rebaixado. Exemplo: O Glória de Vacaria vencesse o grupo A e, relaxando no Grupo B, ficasse em último. Neste caso, ele jogaria as semifinais do campeonato, e vencendo jogaria a final também, podendo ser campeão. Sendo campeão, mas sendo o último do seu grupo, seria ao mesmo tempo o campeão (melhor time) e rebaixado para a segunda divisão.

Nenhum comentário: