quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Final do 1º Turno no Campeonato Gaúcho

Antes de falarmos sobre o Gauchão, vamos falar sobre a partida que encerrou o primeiro turno da competição estadual:

São Luiz 2-2 15 de Novembro

Então, vamos pra outra rodada de futebol in loco, aqui no Futebesteirol. Com o jogo entre São Luiz de Ijuí, e a sensação dos últimos anos no futebol gaúcho, o 15 de Novembro, de Campo Bom.

A partida foi disputada na segunda-feira, 26, e marcou o fechamento do primeiro turno no Campeonato Gaúcho. Válido pelo Grupo 2, o confronto reuniu dois times em situações distintas: enquanto o São Luiz vem brigando para ficar com uma das 3 vagas do grupo, o 15 de Novembro patina, tendo apenas 1 vitória em 8 jogos disputados (após a rodada) e ocupando uma desastrosa penúltima colocação no grupo - posição que o rebaixaria.

Na partida de segunda-feira, o que se viu, foi um 15 de Novembro fraco, mais uma vez. Embora tenha criado boas chances de gol, teve pouco volume de jogo, e com um futebol de baixo nível, justifica sua péssima campanha.

Do outro lado, o São Luiz, que no ano passado teve uma campanha terrível e agora vem surpreendendo. Sonhando com uma vitória que o colocaria de vez na briga por uma vaga na próxima fase, o time de Ijuí, mesmo jogando em casa, sofreu novamente com falhas defensivas (tem a defesa mais vazada do campeonato: 17 gols sofridos em 8 jogos) e acabou entregando de bandeja os 2 gols pro time de Campo Bom. Mesmo tendo um gol (mal) anulado ao final da partida, o São Luiz não fez boa apresentação e não merecia a vitória.

Confira os melhores momentos da partida:



***

Vamos conferir então, como ficou a classificação do Gauchão ao término do 1º turno:

Grupo 1

1º Juventude - 18 pontos
A equipe de Caxias do Sul, mesmo sem grandes atuações, vem confirmando as expectativas de início de temporada e, arrasadora, mantém a melhor campanha do grupo.
2º Novo Hamburgo - 15 pontos
Vem correspondendo às expectativas de boa campanha, mas até superou as previsões mais otimistas. Tendo vencido o Juventude e empatado com o Internacional, credencia-se a uma das vagas na próxima fase.
3º Ulbra - 12 pontos
Fechando a zona de classificação, outro time que não surpreende por estar com boa campanha. A Ulbra, que já foi vice-campeã gaúcha e sempre realiza campanhas de destaque faz aquilo que se espera dela. Entretanto, o início sensacional, com vitórias sobre o Juventude e o Inter, indicava uma campanha superior ao que se vê agora.
4º Internacional - 11 pontos
Classificação incerta para um dos grandes da capital. Em ressaca após a conquista do Mundial, em dezembro, o Inter começou jogando o campeonato com um time "B", e enterrou-se na classificação. Depois, com o reforço de alguns titulares, subiu e briga por vaga. Entretanto, com a Libertadores em andamento e a possibilidade de volta do time "B", o Inter pode sim ficar fora.
5º Guarany de Bagé - 11 pontos
Grande surpresa desse grupo! A tradicional equipe de Bagé, recém-ascendida à primeira divisão do Rio Grande do Sul, tinha expectativas mais modestas, entretanto, vem brigando desde o início pelas 3 primeiras posições, que levariam à próxima fase.
6º Santa Cruz - 11 pontos
Outro time com 11 pontos! Sem dinheiro para viajar e fazer amistosos na pré-temporada, o Santa Cruz se recuperou no Gauchão, e passou um bom período invicto no início da competição, mas com excesso de empates, não decolou. Briga pela classificação, mas tem uma equipe modesta.
7º Veranópolis - 10 pontos
Uma das surpresas do ano passado, vem dividindo as atenções com a Copa do Brasil (onde estreou bem, empatando com o Cruzeiro-MG). Apesar da posição ruim, a pontuação indica que o time segue forte, brigando por vaga.
8º Glória - 3 pontos
Decepção do ano. O Glória, que vinha realizando belas campanhas na última temporada, está fraquíssimo e não venceu nenhuma partida disputada. Está praticamente rebaixado.
9º Gaúcho - 3 pontos
O time de Passo Fundo não vem bem. Como o Glória, não venceu nenhuma das partidas disputadas. Começando o ano sem dinheiro, e sem jogadores, o Gaúcho não tinha grandes expectativas, e os resultados mostram que nem poderia ter mesmo. Também praticamente rebaixado, o Gaúcho parece que vai seguir o caminho do rival citadino Passo Fundo, que caiu em 2006.

Grupo 2


1º Grêmio - 22 pontos
Arrasador, fez a melhor campanha, disparado, do primeiro turno. 7 vitórias e 1 empate, em 8 jogos. O Grêmio tem o melhor ataque (24 gols feitos) e melhor defesa do campeonato (3 gols sofridos). Com o a Libertadores, esta campanha tende a piorar, visto que um time misto começará a ser escalado. Entretanto, o tricolor tem gordura pra gastar, e está praticamente classificado, só resta definir em qual das 3 primeirs posições será.
2º Caxias - 14 pontos
Não foge das expectativas. Desde o início do Gauchão era apontado como a segunda força do grupo e vem confirmando isso. Deve se classificar.
3º Esportivo - 14 pontos
Bem estruturado, o clube de Bento Gonçalves não chega a ser uma surpresa. Entretanto, está acima do esperado, e briga ponto a ponto com o Caxias pela segunda posição.
4º São Luiz - 11 pontos
Campanha surpreendente. Sendo o pior time do ano passado, o São Luiz faz um campeonato bem acima do esperado. Apostando na base, conseguiu formar um elenco razoável e vem atrapalhando os planos de equipes mais fortes no grupo. Entretanto, tem uma zaga frágil (a mais vazada da competição) e isso deve pesar no segundo turno. Não corrigindo os problemas defensivos, pode brigar pra não cair.
5º Guarani de Venâncio Aires - 9 pontos
Surpreende mais pela sua colocação do que pela pontuação. Com bons nomes como o artilheiro Gavião, além de dois jogadores emprestados pelo Grêmio (Geison e Juninho Botelho), o time que retornou à primeira divisão nessa temporada, vem fazendo boas partidas.
6º São José de Porto Alegre - 8 pontos
Começou muito mal o campeonato, enfileirando derrotas consecutivas. Trocou de treinador e teve o reforço do goleiro Danrlei, ex-Grêmio. Confirmando a ascensão, ainda pode brigar por classificação durante o segundo turno.
7º São José de Cachoeira do Sul - 7 pontos
Apontado por muitos como o pior time do grupo, foi a equipe que mais perdeu na chave: 5 jogos. Briga seriamente contra o rebaixamento, e nesse primeiro turno, teve como grande ajuda o empate com o time reserva do Grêmio, um resultado inesperado.
8º 15 de Novembro - 7 pontos
Decepção do ano. Time de boas campanhas no Gauchão e na Copa do Brasil, o 15 de Novembro formou um time medíocre para 2007 e tem sérias possibilidades de queda. Venceu apenas 1 jogo e suas atuações não dão sinal de que isso vai mudar.
9º Brasil de Pelotas - 6 pontos
Outra grande decepção. O time que foi a sensação do futebol gaúcho interiorano no segundo semestre de 2006 (quando chegou ao octogonal final da Série C do Brasileiro) não faz boas atuações. Uma equipe terrivelmente frágil, que foi capaz de levar 4 gols em 17 minutos, contra o Grêmio. É o favorito ao rebaixamento nesse grupo, seguindo o caminho de Pelotas e Farroupilha, representantes da cidade, rebaixados em temporadas anteriores.

Nenhum comentário: