Vila Velha é o município mais antigo do Espírito Santo. Fundada com o nome de Vila do Espírito Santo, por Vasco Fernandes Coutinho, em 1535. Quando a sede da capitania foi transferida para Vitória (em 1549), adotou-se popularmente a denominação atual (entretanto, somente em 1959 o nome "Vila Velha" tornaria-se oficial). Hoje, com cerca de 400 mil habitantes, Vila Velha segue sendo uma das principais cidades capixabas.
O clube mais tradicional de Vila Velha é o Esporte Clube Tupy, fundado em 1938. Entretanto, a equipe que vem obtendo maior sucesso e destaque naquele município atualmente é o Vilavelhense, do qual iremos falar agora.
Fundado em 26 de agosto de 2002, o Vilavelhense profissionalizou-se 6 meses depois, a tempo de disputar a segunda divisão capixaba em 2003. E já naquele ano, o sucesso começou. Com uma bela campanha (14 jogos, 6 vitórias, 6 empates e apenas 2 derrotas), o clube derrota a tradicional Desportiva Capixaba na decisão da segundona, com gols do artilheiro Léo Oliveira nas duas partidas da final, conquistando desta forma o título e o acesso.
O primeiro ano na elite capixaba m
ostra que ainda seria necessária experiência para que o clube pudesse sonhar com grandes classificações. A fraca campanha de 2004 fez com que o time terminasse na 7ª colocação, entre 9 equipes (sofrendo 9 derrotas em 16 jogos). O ponto alto daquele ano foi a vitória por 5x2 sobre o Tupy, no clássico citadino. Mais tarde, com o Tupy sendo rebaixado, aquela goleada provou ser enganadora.Em 2005, novamente o Vilavelhense inicia mal o campeonato. Depois de um primeiro turno medíocre (com apenas uma vitória em 8 jogos, e acabando na 8ª posição, entre 9 times), consegue se recuperar no returno, ficando na 3ª posição, apenas um ponto abaixo do campeão daquele segundo turno. Entretanto, na tabela geral (que somava os dois turnos), a campanha novamente foi fraca, e pelo segundo ano consecutivo, o clube acaba na 7ª posição do campeonato. Também em 2005, o Vilavelhense joga pela primeira vez a Copa do Espírito Santo, torneio classificatório à Copa do Brasil. Mas, mesmo tendo o artilheiro do torneio (Betinho, que fez 9 gols em 12 jogos), o Vilavelhense faz uma campanha ridícula, acabando na 7ª posição (entre 7 times), e tendo a pior defesa da Copa.
No ano de 2006, mais uma vez a equipe de Vila Velha realiza uma campanha ruim no estadual. Perdendo mais da metade dos jogos disputados, acaba na 8ª colocação, entre 10 equipes
, uma posição acima do rebaixamento. Mas, se o primeiro semestre não foi bom, o segundo semestre se mostrou realizador. Na Copa do Espírito Santo, o Vilavelhense conquista resultados espetaculares, classifica-se à final, e lá, derrota o então tri-campeão do torneio, vencendo as duas partidas da final. O título, conquistado com a campanha de 10 vitórias, 3 empates e apenas 1 derrota, em 14 jogos, valeu a classificação à primeira competição nacional de alto nível para o time de Vila Velha.Neste ano de 2007, o Vilavelhense mantém o embalo do segundo semestre de 2006. Até aqui, está invicto nos 4 jogos que disputou pelo Campeonato Capixaba, liderando seu grupo e sendo sério candidato à classificação às decisões do primeiro turno do capixaba. Também é aguardada com grande ansiedade a estréia do time na Copa do Brasil. O primeiro jogo será contra o Treze-PB, em casa, no estádio Engenheiro Araripe, no dia 21/02 às 20:30. É o Vilavelhense tentando levar adiante o sonho de se destacar no cenário nacional!

Nenhum comentário:
Postar um comentário