domingo, 11 de fevereiro de 2007

Clubes Alternativos (6)


MARANGUAPE FUTEBOL CLUBE

A cidade de Maranguape localiza-se na região da Grande Fortaleza, no Ceará. Terra inicialmente dos índios potiguares, teve como primeiros colonizadores brancos os holandeses. Estes, deram à localidade o nome de Maragoab, após ouvir a pronúncia dos índios quando denominavam o lugar (Maragoab que evoluiu até o atual Maranguape). Após a expulsão dos holandeses, o território fica um longo período sem fazer brotar interesse a Portugal, até que em 1707 são feitas as primeiras concessões de terras.

Com o passar dos anos, e algumas vinculações ao Município de Fortaleza nestes períodos, finalmente Maragoab é elevada à categoria de município - em setembro de 1869 - e recebe sua denominação atual. Hoje, Maranguape tem cerca de 100 mil habitantes.

Na cidade, já surgiram vários clubes com a denominação de "Maranguape". O primeiro, foi o Maranguape Football Club, criado em agosto de 1914 e que disputou os primeiros campeonatos estaduais (em 1915, 1916 e 1917), até encerrar as atividades. O segundo foi o Maranguape Sport Club, que após disputar o estadual de 1926, também fechou as portas.

O atual Maranguape Futebol Clube (o terceiro na história), foi fundado em 17/11/1997, e é dele que iremos falar. Logo após a fundação, o clube filiou-se à Federação Cearense de Futebol e ingressou na disputa da segunda divisão estadual em 1998. Aquele primeiro ano, foi ainda de testes para o recém-criado clube, e o Maranguape ficou apenas em 5º lugar na segunda divisão (naquele ano conquistaram o acesso Itapipoca e Uniclinic).

A equipe seguiu na disputa da segundona cearense. Entretanto, as participações iniciais deixavam a desejar. Após eliminações em 1999 e 2000, finalmente em 2001 o clube conquista o acesso. Depois de uma campanha acidentada, o Maranguape foi vice-campeão para o Limoeiro e conquistou a segunda vaga ao Campeonato Cearense em 2002.

E em 2002, logo no seu primeiro ano entre os grandes, o Maranguape mostra a que veio. Numa campanha espetacular, o time tem o melhor ataque da competição e por pouco não chega às finais - o clube acabou o campeonato em terceiro lugar, atrás apenas de Fortaleza e Ceará.

Novamente, em 2003 o clube mostra força. Tendo a melhor campanha do primeiro turno, acaba sendo eliminado nos play-offs da competição. Novamente, o Maranguape acaba na 3ª colocação e mostra porque estava atrapalhando os planos dos grandes. As boas campanhas em 2 anos consecutivos acabaram causando uma ilusão de que o Maranguape já era um clube estabilizado e, em 2004, isso cai por terra. O clube perde 11 dos 18 jogos disputados e é rebaixado (na última posição), à segunda divisão estadual, com a pior defesa do campeonato.

Mas a nova passagem pela segundona dura pouco. Mesmo com uma campanha abaixo do esperado, o Maranguape conquista a segunda vaga (o campeão foi o Guarany de Sobral), e retorna ao convívio dos grandes. O baque do rebaixamento, entretanto, não foi superado, e em 2006, com objetivos modestos, o Maranguape fica apenas na 6ª colocação (entre 10 equipes). Suficiente para evitar o rebaixamento, mas muito pouco para aspirações de título.

Neste ano de 2007, o "gavião da serra", como é chamado carinhosamente pela torcida, iniciou a temporada com grandes expectativas. Entretanto, os resultados até aqui, vêm desmanchando qualquer otimismo que poderia surgir. Em 7 jogos até agora, o time venceu apenas uma partida, com 3 empates e 3 derrotas. Ocupando a 8ª colocação (uma acima do rebaixamento), parece que a luta do Maranguape será novamente inglória e apenas visa a manutenção da vaga na elite cearense.

Nenhum comentário: