quinta-feira, 1 de maio de 2008

Quarta-feira de Copas

O Corinthians de Diogo Rincón: autor da grande remontada numa noite de Copas

Enfim, a primeira quarta-feira delirante de eliminatórias a toda a prova no futebol brasileiro em 2008. Fechando o mês de abril mas abrindo a fase de decisões nas principais competições de mata-mata da temporada, a jornada iniciada na tarde de ontem e só encerrada nos primeiros minutos de maio contou com decisões pela Copa do Brasil, Libertadores e até mesmo algumas definições em estaduais esquecidos.

Abaixo, em ordem conveniente ao redator, um aparentemente completo resumo de todas as partidas de Copas, ontem:

Libertadores

Ah, aquele golzinho - O Cruzeiro foi derrotado, mas saiu da Bombonera vibrando. Depois de ser amplamente dominado pelo Boca Juniors, prejudicado pela arbitragem, e levar dois gols, o time mineiro achou seu tão procurado golzinho aos 77 minutos, em um tiro de Fabrício desviado pela zaga, matando o goleiro. 2-1 e uma perspectiva bastante positiva para o segundo confronto, bastando o um a zero para a classificação. Espera-se que os cruzeirenses só não caiam no velho erro de pensar que um bom resultado na Argentina basta para tranqüilizar as coisas...

Visitantes incômodos - Dos outros três brasileiros, nenhum encontrou no fato de jogar fora de casa alguma limitação na construção do resultado esperado: o Flamengo marcou dois gols no fim e saiu de um empate ao 2-4 sobre o América mexicano em pleno estádio Azteca, o São Paulo jogou melhor contra o Nacional e levou um 0-0 do sempre complicado Parque Central, e o Fluminense soube aproveitar a expulsão do arqueiro adversário ainda no primeiro tempo (e o subseqüente pênalti) para aplicar 1-2 no Atlético Nacional, em Medellín. Incômodos como visitantes, os representantes da nossa Série A precisam apenas confirmar o favoritismo em solo brasileiro para avançar às cada vez mais auriverdes quartas-de-final.O clássico - Peleado, não poderia ser diferente, o duelo argentino que opôs San Lorenzo e River Plate no Nuevo Gasómetro teve doses de qualidade, disposição e polêmica. E, claro, também teve do desespero típico em jogos assim. O sustentado empate (gol de Silveira, aos 27 para o Cuervo, e Falcao, aos 30, para o River) virou triunfo do quadro de casa aos oitenta e sete minutos, quando González converteu em gol o pênalti assinalado a favor de sua equipe. 2-1 aparece no marcador da eliminatória ao final do primeiro tempo do chamado jogo de 180 minutos.

Copa do Brasil

A remontada do dia - Outra vez o tal espírito diferente, aquele que prenuncia remontadas, aquele presente no Beira-Rio há uma semana, foi sentido. Dessa vez no Morumbi, dessa vez pelo Corinthians. Diante do Goiás, o Timão precisava recuperar um 3-1 contrário: entrou arrasador e em meia hora já havia construído um 4-0, placar que se manteve até o apito final e garantiu a passagem de fase. Capaz de aflorar o orgulho dos aficionados, a remontada veio na hora certa, às vésperas da estréia na Série B, onde conquistar o acesso é mais que um objetivo: é lei.

Você viu um Palmeiras por aí? - O melhor time entre os participantes da Copa do Brasil, sob o comando do maior treinador em atividade no país. Assim o Palmeiras de Vanderlei Luxemburgo, um dos favoritos à taça, era encarado por muitos. Pois após empatar por 0-0 em casa diante do Sport, o temível Verdão conheceu seu inferno na Ilha do Retiro: com hat-trick de Romerito e apesar de jogar por boa parte do tempo com um a mais, o time foi amassado por improváveis 4-1. E os pernambucanos ficaram sem ver o tal grande Palmeiras...

Gols qualificados e dupla vitória - Em Caxias do Sul, um pênalti estúpido cometido por Márcio Alemão ajudou as aspirações do Corinthians Alagoano, ocasionando o único gol dos de Maceió na noite de ontem. Embora os alviverdes tenham vencido por 3-1, o penal valeu a eliminação dos gaúchos, em função dos 2-0 aplicados pelo Corinthians na ida.
O gol qualificado também ajudou o Atlético Mineiro, classificado sobre o Náutico após a vitória de 1-0 ontem e um agregado de 3-3, enquanto ao São Caetano nenhuma matemática foi necessária: triunfo por 2-1 na partida de ida, mesmo placar no confronto de ontem, e um adeus ao eliminado Atlético Goianiense.

Estaduais

Placar nulo em Manaus - Poucos cogitariam a hipótese de algum estadual ousar se intrometer num dia repleto de partidas de relevância maior, e ainda resolver aproveitar a data para uma final. Pois o Campeonato Amazonense teve seu confronto de ida da finalíssima, entre Holanda e Fast Clube, disputado na quarta-feira. O pouco interesse sobre a partida se representou em campo, com um placar de 0-0, nulo e inútil.

Pelo clássico - Na Paraíba, disputou-se a primeira partida da decisão do Segundo Turno, e o Campinense ficou em posição confortável após aplicar 2-0 no Sousa. O resultado praticamente confirma o clássico de Campina Grande na final estadual, uma vez que o rival Treze figura como vencedor do Primeiro Turno.

O título adiado - Cantado várias vezes por aqui, o título estadual do Confiança no Campeonato Sergipano não quer vir de modo algum. Ontem, outra vez, o time jogava pela vitória para confirmar matematicamente a conquista: fora de casa, empatava com o Itabaiana por 1-1, quando... dois jogadores do time local foram expulsos e outros três, indignados, fizeram cai-cai, deixando a equipe com menos atletas do que o permitido pela regra. O jogo foi interrompido aos 62 minutos para não voltar mais e a definição só será conhecida após o posicionamento da Federação – caso seja mantido o empate, o Confiança ficará com 12 pontos, três a mais que o rival Sergipe, e o campeonato ganhará uma partida espetacular no fim de semana, com um confronto direto entre os dois pela última rodada.

Nenhum comentário: