domingo, 20 de abril de 2008

As definições pelos estaduais

Alagoas: Empates bastaram para que ASA e CSA confirmassem presença na final do Segundo Turno do estadual. Os de Arapiraca enfrentaram o CRB em casa e seguraram um empate por 2-2 - como haviam se igualado na ida pela contagem de 1-1, classificaram-se pela melhor campanha. O CSA, por sua vez, encarou o atual bi-campeão alagoano Coruripe e se manteve no 1-1 dentro de casa, sem precisar de mais após ter triunfado na ida por 1-2. A final do returno poderá proporcionar título antecipado: como o ASA venceu o Primeiro Turno, só resta à equipe de Maceió triunfar nesta decisão e provocar uma nova final, valendo o Campeonato.

Bahia: Ainda restam três rodadas para o quadrangular final do Campeonato Baiano ter seu fim decretado e render faixas a alguém. Mas o Bahia deu um passo importantíssimo rumo ao título: hoje, no clássico contra o Vitória, aplicou uma monumental goleada de 1-4, chegou aos 7 pontos e abriu três de vantagem para o rubro-negro. A confiança ganha na rodada deste domingo é essencial para sobreviver às próximas jornadas, que podem se revelar cruéis: o próximo Ba-Vi já está marcado para a semana que vem, podendo sacramentar de vez a conquista tricolor ou recolocar o Vitória no páreo.

Ceará: Na primeira partida da final do Segundo Turno, o Fortaleza praticamente decretou sua vitória. De virada, passou pelo Horizonte pela contagem de 3-1, e agora pode empatar para ir à final (não há saldo de gols). Confirmando-se sua classificação, o Tricolor de Aço terá a chance de uma revanche: o adversário na decisão será o Icasa, que o derrotou na definição do Primeiro Turno.

Espírito Santo: Da semifinal, apenas os jogos de ida foram disputados até aqui. Mesmo assim, foi suficiente para aproximar dois times da grande final. Dono da melhor campanha na primeira fase e defendendo o título, o Linhares empatou por 1-1 com o Rio Bananal, fora de casa, e precisa somente de uma nova igualdade para alcançar a decisão. No outro jogo, disputado no sábado, uma remontada do Serra sobre o Jaguaré valeu a vitória por 1-2 como visitante e uma situação confortável - só uma derrota por dois gols de diferença em seu estádio tira a vaga.

Goiás: Derrotado pelo Anápolis por 3-1 na partida de ida, o Goiás proporcionou grande recuperação dentro de casa e patrolou por 4-1, classificando-se à finalíssima. Será desafiado pelo surpreendente Itumbiara, que eliminou o atual campeão Atlético Goianiense com duas vitórias: 1-0 em casa, há uma semana, e 2-3 fora, hoje.

Maranhão: Definição? Isso é o que certamente inexiste no Campeonato Maranhense. Após cinco rodadas do quadrangular final, Bacabal e Sampaio Corrêa seguem colados na classificação: são 10 pontos contra 9, respectivamente. Na última rodada, o Sampaio recebe a Imperatriz, precisando vencer e torcendo por um tropeço do Bacabal, que visitará o São José.

Minas Gerais: A final eterna está confirmada. No fim das contas, Atlético Mineiro e Cruzeiro confirmaram o favoritismo e a definição do título entre si. O Galo, buscando a taça no ano de seu centenário, superou o Tupi com duas vitórias: 3-2, no dia 13, e 0-1, ontem. O Cruzeiro passou pelo Ituiutaba com um empate por 4-4, há uma semana, e vitória por 3-1 neste domingo.

Paraíba: O Segundo Turno teve sua etapa de pontos corridos encerrada neste final de semana, determinando, assim, os confrontos das semifinais: de um lado, o líder Sousa enfrenta o quarto colocado Botafogo; do outro, o Campinense, segundo, duelará com o Nacional, terceiro. O vencedor do returno disputará a decisão do Campeonato Paraibano contra o Treze - vencedor do Primeiro Turno, o time de Campina Grande não passou de um sétimo lugar no Segundo. Os rebaixados foram igualmente definidos: Atlético e Desportiva.

Paraná: Depois de dois anos assistindo a finais entre o Paraná e algum clube interiorano, Atlético Paranaense e Coritiba enfim dão o troco e voltam a fazer um clássico pela definição do estadual. O Coxa superou o próprio Paraná, com um agregado de 3-0 (hoje, 0-2 como visitante), enquanto o Furacão passou pelo Toledo após empatar por 1-1 no agregado (sofreu 1-0 hoje), e levar a vaga pela melhor campanha.

Rio de Janeiro: Eram passados 85 minutos de partida quando Renato Silva, do Botafogo, balançou as redes do Fluminense para fazer o único gol da final da Taça Rio, o segundo turno carioca. Num duelo dramático, em que terminou com o goleiro Castillo sentindo contusão e apenas nove jogadores em campo, o Fogão alcançou o direito de sonhar com o título estadual de 2008 - e de uma vingança plena contra o Flamengo, que o derrotara na polêmica final do primeiro turno e o aguarda para a eletrizante definição do Carioca.

Rio Grande do Norte: Só um milagre salva as esperanças do América em disputar a final do Campeonato Potiguar desta temporada. A partida de volta da decisão do Segundo Turno será disputada no feriado de segunda-feira, mas nem precisaria: na ida, o Mecão foi triturado dentro de casa pelo Potiguar de Mossoró, pela contagem de 0-3. Alheio a tudo isso, o ABC, vencedor do Primeiro Turno e atual campeão do Estado, apenas ri dos rivais e aguarda a confirmação do seu oponente.

Rio Grande do Sul: Se o Internacional confirmou o óbvio e passou sem problemas pelo Caxias, vencendo por 2-1 (já havia aplicado 0-1 na ida, fora de casa), o Juventude marcou novamente a surpresa do fim de semana do estadual. Os alviverdes, que já haviam eliminado o Grêmio na fase anterior, precisavam remontar, fora de casa, uma derrota por 0-1 para o Internacional de Santa Maria. Invicto em seu estádio nesta temporada, o quadro santa-mariense daria a vida pela chance de disputar sua primeira final estadual. A combinação resultou no melhor jogo do Gauchão 2008, um espetacular 2-4 que classificou o Juventude à sua segunda decisão consecutiva - a partida foi acompanhada in loco pelo Futebesteirol. Com uma campanha medíocre na primeira fase, mas muita raça nos mata-matas, o time de Caxias do Sul sonha agora com o segundo troféu estadual, dez anos após a primeira glória.

Santa Catarina: A última rodada do Segundo Turno reservou um confronto direto entre Avaí e Criciúma, os dois postulantes à segunda vaga na decisão estadual. Na Ressacada, o empate de 1-1 favoreceu os visitantes que, com 25 pontos, terminaram um à frente da equipe de Florianópolis. O Criciúma vai pelo título numa decisão contra o Figueirense, vencedor do Primeiro Turno. Também foram conhecidos os três rebaixados: Brusque, Juventus e Guarani.

São Paulo: Mais um feito entre tantos na carreira do treinador Vanderlei Luxemburgo. Nas suas mãos, outro jejum está próximo de cair: sem ser campeão estadual desde 1996, o Palmeiras voltará a disputar uma decisão, depois de, hoje, ter triunfado sobre o São Paulo por 2-0 e pulverizado a derrota de 2-1 sofrida na ida. Para quebrar os longos anos sem um título, será necessário destruir o sonho de outros que estão em busca de sua primeira glória: a Ponte Preta, finalista após eliminar o Guaratinguetá.

Sergipe: Somente duas rodadas do quadrangular final foram disputadas, mas o Confiança já abriu sólida vantagem no topo da tabela: venceu seus dois jogos e soma... oito pontos. Oito? Sim, o time entrou com dois pontos extras na fase decisiva em função da melhor campanha na etapa inicial do torneio. A idéia de premiar os bem-sucedidos na longa primeira fase do campeonato acabou por matar a disputa: hoje, o vice-líder São Cristóvão tem metade dos pontos do Confiança e poucas perspectivas de título.

Nenhum comentário: