segunda-feira, 5 de março de 2007

Os Clássicos – Parte II



O clássico escocês – Celtic Football Club x Glasgow Rangers

Para muitos, o maior clássico do mundo, o único com fortes influências culturais e religiosas no futebol.

Tido como o clássico mais antigo do mundo, teve seu primeiro confronto em 28 de Maio de 1888, vitória do Celtic por 5x2.
O apelido ‘The Old Firm’ teve seu início em 1909, ano em que a violência passou a fazer parte do clássico, e que as direções de ambos os clubes ignoraram a confusão causada na segunda partida da final da Copa da Escócia, manifestando-se a favor de um terceiro jogo apenas por interesses lucrativos. ‘The Old Firm’ seria um ‘velho negócio’, positivo para os dois lados.

Além da grande rivalidade entre os clubes, da mesma cidade escocesa, as duas torcidas rivalizam também por diferenças políticas, religiosas e culturais. Filosofias antagônicas estão em jogo.



O Glasgow Rangers é o clube da maioria protestante, seguidora da Rainha da Inglaterra, fiel ao Reino Unido e devota do Anglicanismo (torcedores levam uma bandeira com a imagem de Isabel II, atual líder anglicana). Ainda existem suspeitas de ligação com o UVF, grupo terrorista protestante rival do IRA.
Dono de 51 Campeonatos da Escócia, e 31 copas nacionais, o Rangers tem a Recopa Européia de 1971 como o seu maior título.

O Celtic é o clube dos imigrantes irlandeses na Escócia, imigrantes que sofreram muito com o preconceito e que sempre tiveram condições de vida inferiores as do povo local.
Vencedor de 40 campeonatos nacionais, o Celtic é único clube do país a ter o titulo da Copa dos Campeões, o mais importante de toda a europa - foi vencedor em 1967, quando bateu a Internazionale da Itália.




O clube nasceu para uma missão nobre. Em 1887, o irmão Walfrid teve a idéia de montar um time que arrecadaria fundos para ajudar os pobres imigrantes católicos vindos da Irlanda para a Paróquia de Saint Mary. Além disso, o clube manteria acesa a chama da religião católica numa cidade dominada pelos protestantes. Com todo esse sentimento, a equipe não demorou a crescer e conquistar seus primeiros títulos.

A herança cultural do clube está no nome, influênica tanto irlandesa quanto escocesa. As ligações com a Irlanda continuam nas cores: o verde e branco que o Celtic veste até hoje vêm da bandeira Irlandesa, como o trevo presente no escudo. Essa identidade toda não foi muito bem recebida pela maioria da cidade, então, a disputa pelo espaço entre católicos e protestantes não ficou restrita ao campo de jogo, já que os fãs do Rangers acusam parte da torcida do Celtic de ter contatos com o IRA, formando assim uma rivalidade até no terrorismo...

Números do clássico - 1888 até 2006

Número de jogos : 569
Vitórias do Rangers : 242
Vitórias do Celtic : 190
Empates : 137

Fotos: Celtic Park (acima) e Ibrox Stadium, estádio do Glasgow Rangers





Nenhum comentário: