sábado, 23 de agosto de 2008

Mais um Apertura

Pablo Bengoechea e Hugo de León, minutos antes da conquista do quinquenio aurinegro da década de noventa

Após voltar com as mãos completamente vazias de Pequim, os uruguaios reiniciam neste sábado o maior evento esportivo do país, o campeonato nacional. Campeonato, aliás, que por muito pouco não teve seu início adiado, já que dirigentes dos clubes pequenos alegaram não terem condições de saldar as suas dívidas com a federação antes do início das partidas. A AUF negou o pedido e os quadros enfim pagaram. Hoje volta o futebol.

Na primeira rodada, nenhum match será realizado no estádio Centenário. Três jogos acontecem neste sábado: Juventud de Las Piedras x Nacional, no Charrúa, Defensor x Cerro, no Franzini e o promovido Cerro Largo enfrenta o Danubio, na cidade de Melo. Amanhã Wanderers x Peñarol, Racing (de excepcional campanha na segundona) x River, Tacuarembó x Bella Vista, Rampla x Central Español e o Villa Española, último a pagar sua dívida, apenas na noite de ontem, enfrenta o Liverpool.

Desprezando o quadro pequeno que sempre luta pelo topo e que já atendeu pelo nome de Rampla Juniors, River Plate e Liverpool, o favorito para o Torneo Apertura é o Peñarol. O carbonero manteve peças importantes como Pacheco, Alcoba e Carlos Bueno e trouxe para Los Aromos o arqueiro argentino Pablo Cavallero, ex-seleção, Velez Sarsfield e futebol espanhol, Gonzalo de Los Santos, de transcendente passagem pelo aurinegro anos atrás, e Abel Hernandez, atacante destaque das divisões formativas da Celeste, além de alguns desconhecidos do Progreso.

Pode parecer pouco, e de fato é. O favoritismo, porém, vem da comparação com a modestíssima reposição das demais equipes. Com ou sem reforços luxuosos - falou-se em Recoba no Peñarol, Recoba no Nacional, Recoba no Danubio - o futebol arranca no Uruguai prometendo o de sempre: disposição, clássicos invariavelmente emocionantes, uma tradição centenária e a conhecida paixão nas tribunas.

~X~
sábado:
Cerro Largo 0-1 Danubio
Defensor Sporting 0-0 Cerro
Juventud 0-1 Nacional

domingo:
Racing 1-1 River Plate
Wanderers 1-2 Peñarol
Tacuarembó 3-0 Bella Vista
Rampla Juniors 0-0 Central Español
Villa Española 0-0 Liverpool

Um comentário:

Alvaro Cabrera disse...

Que buena foto!!

Saludos.