sábado, 3 de maio de 2008

Barueri, o campeão do interior

Age bem, a Federação Paulista de Futebol, ao organizar o Campeonato do Interior de São Paulo, com mata-matas entre os quatro melhores times de fora da capital (excetuando o Santos) derrubados na primeira fase do estadual. Soa bizarro, é verdade, acompanhar equipes com trajetórias pouco mais que medianas terminando o semestre com uma taça no armário, enquanto outros avançam às decisões de fato, com muito mais brilho, e saem do grande torneio com as mãos abanando – em 2008, caso do Guaratinguetá e da Ponte Preta, embora esta ainda acredite num milagre para superar o Palmeiras.

Descontando-se a inevitável incongruência, a idéia é boa. Com as eliminatórias, sustenta-se a expectativa de quatro comunidades interioranas extras, lutando por vagas em competições nacionais e, mesmo, por um troféu – e só quem acompanha times de longe das capitais sabe o quanto se luta para alcançar um título qualquer. Em São Paulo nem tanto, pois há investimentos empresariais de todas as partes, mas as dificuldades sempre existem.

O campeão interiorano de 2008 é o Grêmio Recreativo Barueri. Melhor time entre os que jogaram o torneio – foi 6º colocado na primeira fase do Paulista, e o 5º foi o Corinthians... –, confirmou sua situação e ergueu a taça sem ser derrotado nos playoffs. Em quatro partidas, empatou duas, nas semifinais, diante do Ituano, e venceu outras duas, ambas sobre o Noroeste, na decisão. Neste sábado, encerrado o jogo que valeu a taça, o placar apontava uma desconcertante goleada de 4-0.

A relevante conquista se constitui num marco, o ápice histórico do Barueri até o momento, se olharmos para o seus feitos recentes: o time disputava a sexta divisão paulista em 2002. Desde então, foi conquistando um acesso por ano até, em 2006, subir da segundona, a Série A2, para a elite e, na mesma temporada, sair da Série C para a B nacional. Faltava um título entre times da primeira divisão. Depois desse sábado, a necessidade fica definitivamente no passado. Não falta mais.

Empilhando troféus, ampliando seu estádio, planejando jogar um Brasileirão em breve, o Barueri ainda deve ter alguns anos de sucesso. Depois, resta saber se o clube seguirá o caminho de outros tantos paulistas e decairá, ou se conseguirá construir uma tradição. Enquanto isso, o Campeonato do Interior vai revelando outros clubes com o mesmo dilema.

Um comentário:

San Tell d'Euskadi disse...

Como classificaram dois do interior e dois da Capital para as finais, falta o "Torneio da Capital". Esse, teria sido disputado por Corinthians, Barueri, Santos e Portuguesa.

A "Taça do Interior" teria Mirassol, Noroeste, Ituano e Paulista.

No ano que vem, eis as 8 equipes capitalinas: Palmeiras, São Paulo, Corinthians, Barueri, Santos, Portuguesa, São Caetano e Santo André. E as 12 interioranas: Guará, Ponte, Mirassol, Noroeste, Ituano, Paulista, Bragantino, Marília, Guarani, Mogi-Mirim, Oeste e Botafogo.