sábado, 29 de março de 2008

Gauchão, a matar ou morrer

Começa hoje o primeiro fim de semana de mata-matas no Gauchão 2008. Sem perder tempo, aos confrontos de ida das quartas-de-final:

Juventude - Grêmio
Centenário, Caxias do Sul, sábado às 16 horas

Se o Juventude costuma surpreender o Internacional e obter vitórias mesmo quando joga com a mais desestruturada das equipes, o mesmo não ocorre em partidas com o Grêmio. Nos últimos anos, o time acumula fracassos inquestionáveis diante do tricolor da capital e já soma um período sem vitórias no confronto direto desde 2004. A equipe caxiense é medíocre e, com o Grêmio vindo invicto há 18 encontros oficiais, a partida acaba se convertendo no maior "jogo jogado" desta fase. Aí poderia morar o perigo, mas o Ju cisma em contrariar as expectativas de zebra. O confronto, que também é reedição da final estadual do ano passado, promete ter o mesmo desfecho de 2007: triunfo gremista.

Sapucaiense - Internacional de Santa Maria
Cristo Rei, São Leopoldo, sábado às 18:10

No fim da Segundona Gaúcha de 2007, que consagrou com o acesso o Sapucaiense e o Interzinho, quem ousaria afirmar que, poucos meses depois, as duas equipes se enfrentariam por umas quartas-de-final de Gauchão? Pois os dois oriundos da divisão inferior chegaram lá, e com todos os méritos. O Sapucaiense, em sua primeira temporada na elite, já fez mais do que qualquer prognóstico apontaria, e o que vier, daqui para a frente, é lucro - especialmente porque tudo foi conquistado jogando fora de seu estádio, sem condições de receber grandes competições. Ao Inter, ainda é possível almejar mais. O time entrou no campeonato prometendo passar de fase, mostrou-se o mais poderoso elenco do interior, e tem raça e qualidade para sonhar com semifinais. Os de Santa Maria são favoritos, e esperam ter a revanche pela Segundona, quando acabaram vice-campeões.


São José - Caxias
Passo d'Areia, Porto Alegre, sábado às 20:30

Semifinalista do ano passado, vislumbrando a Série C, com uma boa equipe que empatou duas vezes com o Grêmio na fase inicial, o Caxias é favorito. O Zequinha não tem um grande futebol, mas a capacidade de reação, que fez o time dado por eliminado conquistar uma vaga na última rodada, torna a equipe merecedora de respeito. É no entusiasmo que o São José confia. Um entusiasmo, diga-se, restrito aos jogadores, pois torcida não há.

Ulbra - Internacional
Complexo Esportivo da Ulbra, Canoas, domingo às 16 horas

Outro time de torcida escassa mas organização nem tanto - a exemplo do São José -, a Ulbra repete o que vem fazendo nos últimos anos e supera a etapa inicial do campeonato. Encarar o Inter, contudo, é um golpe duro nas expectativas de qualquer equipe - principalmente se os Colorados, com 34 gols feitos e o melhor ataque da competição, têm pela frente um adversário cuja defesa é a mais vazada entre os classificados, com 24 tentos sofridos. Os canoenses vão tentando repetir 2006 e 2007, quando foram a pedra nas chuteiras dos alvirrubros, mas as previsões são claras: ou dá Inter, ou o planeta sai de órbita.

Um comentário:

Maurício Brum disse...

Horários corrigidos, agora. A pressa me fez acreditar na tabela antiga.