quarta-feira, 26 de março de 2008

A agonia de decidir fora

O São Luiz que buscará a classificação fora de casa

Nos dois últimos anos, foi assim. Acossado pelo rebaixamento, o São Luiz disputava sua última partida do Gauchão longe de casa. Nos dois últimos anos, perdeu, e ficou desesperado – salvou-se apenas pelos critérios de desempate, terminando ambas as temporadas na última posição acima da zona de descenso. Em 2008, não há briga para evitar a Segundona, mas a agonia permanece.

Fora de casa, hoje, o time ijuiense terá pela frente o Brasil de Pelotas. Mesmo eliminado, ninguém duvida que o Xavante entrará em campo para vencer – joga pela camisa, para fazer uma despedida digna no campeonato e, também, inflamado por uma pequena rivalidade surgida nas últimas temporadas, após sucessivas confusões e polêmicas de arbitragem nos confrontos frente ao São Luiz.

O time de Ijuí ocupa atualmente a quarta posição, com 19 pontos e, pela primeira vez desde 1998, estaria passando de fase – pegaria a última vaga da chave. Depois de permanecer desde a primeira rodada na zona de classificação, seria uma pena dura demais acabar eliminado na jornada final. Mas isso é possível. Sua briga direta é contra o Juventude, 3º colocado, com 20 pontos, e com o São José de Porto Alegre, 5º lugar, que conta os mesmos 19 dos ijuienses (mas fica atrás no saldo de gols: +4 contra -2).

Pois bem, o Ju e o Zequinha se enfrentam num confronto direto. Deixando de vencer o seu jogo, uma probabilidade grande, o São Luiz poderia se deparar com duas hipóteses terríveis: uma derrota sua faria com que um empate de compadres entre Juventude e São José classificasse ambos (iriam, respectivamente, a 21 e 20 pontos, contra 19 dos de Ijuí); um empate seu já deixaria as coisas mais tranqüilas, mas ainda assim o time poderia ser eliminado em caso de vitória do São José (o time atingiria 22 pontos, deixando o Juventude com os mesmos 20 que o São Luiz alcançaria, mas dando aos caxienses a vantagem por terem uma vitória a mais na competição).

Obviamente, a chance de marmelada não vai além de suspeita de torcedor. Juventude e São José farão um confronto de acordo com suas aspirações e, para o interesse de ambos, o melhor sempre será a vitória, evitando assim o 4º lugar e um confronto contra o invicto Grêmio nas quartas-de-final. Aos são-luizenses, portanto, cabe fazer a sua parte, pontuando fora de casa e evitando viver o drama das temporadas passadas, quando só atingiram seus objetivos graças aos resultados paralelos.

Foto da Rádio Progresso de Ijuí.

Nenhum comentário: