quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Uma final no Peru

Em um confronto digno de ficar na memória de qualquer torcedor, o Nacional vence com momentos de grande emoção. Viera, uma muralha, fechou sua atuação defendendo dois penaltis faltando cinco minutos para o fim da partida. Fornaroli marcou o gol do triunfo e ''Chengue'' Morales terminou como zagueiro, tamanho o desespero. Este redator acompanhou o segundo tempo em uma televisão exposta para venda num supermercado.

A partida era válida ainda pela fase de grupos, mas era semelhante a um confronto decisivo de mata-mata. Os peruanos do Coronel Bolognesi buscavam a primeira vitória em casa e partiram logo para o ataque. Acabando com o ânimo inicial, Bruno Fornaroli, o grande nome tricolor neste início de temporada, conseguiu achar um gol após um lance bizarro da defesa local: 1-0 Nacional. Os lances seguintes ao gol foram inacreditáveis: no primeiro lance, Viera defendeu um arremate de Junior Ross a queima roupa, e na seqüencia, González-Vigil perdeu um gol sem goleiro na pequena área (!), deslizando de carrinho.

Passados tais acontecimentos emocionantes, o jogo esfriou por bons minutos e passamos finalmente para os quarenta' do segundo tempo: a bola respinga no braço de Martín Liguera na área e o juiz inventa um penalti para o Coronel. Reclamações e Ross para a cobrança. Viera defende um balaço e no rebote Ross marca. Mas nada disso foi válido, pois o bandeirinha marcou alguma coisa como um avanço de Viera. Lá vai Ross de novo, tremendo. Viera catimba, pula no canto certo e faz outra baita defesa. Dessa vez tudo normal e um zagueirão afasta com um bicudo.

Os minutos finais dos noventa tradicionais e os acréscimos foram desesperadores. Chengue virou zagueiro e afastou tudo com voadoras defensivas, os argentinos ''El Tigre'' Pereyra e Bertolo tentavam prender a bola no ataque, sem maior sucesso, e os segundos teimavam em sua lentidão. Até que depois de tanto o técnico Pelusso gritar, o jogo acabou e o Nacional volta para Montevideo com três pontos importantíssimos para a próxima fase - que será realidade caso o conjunto do Parque Central encare todos os jogos como decisão.

Nenhum comentário: