terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Às vésperas da inauguração

GRENOBLE - Longas brigas na Justiça, conflitos com ecologistas, várias tentativas de fazer o projeto ser abandonado e, finalmente, um considerável atraso na inauguração oficial do novíssimo Stade des Alpes, em Grenoble. Situado quase dentro do parque natural Paul Mistral, o recém-concluído estádio da cidade teve uma grande história de incertezas quanto à sua construção.

"Os advogados ganharam mais que os jogadores", diz um local, explicando a situação. Desde 2003, ecologistas fizeram o máximo para evitar que o projeto se desenvolvesse, tentando conquistar também o apoio da população. Para sair do papel, o novo estádio do Grenoble Foot 38 (GF38), time da cidade que disputa a Ligue 2, faria com que diversas árvores tidas como centenárias acabassem derrubadas. Com a primeira permissão de construção cancelada em abril de 2004, novas polêmicas e brigas nos tribunais fizeram com que as obras continuassem dois anos depois. Um atraso que só serviu para confirmar o compromisso acertado desde o início do projeto: reflorestar a região, com um número de árvores novas muito superior ao das derrubadas.

Enfim, neste início de 2008, os últimos ajustes foram feitos. O belo Stade des Alpes - nome definido por votação popular - tem capacidade para 20 mil espectadores, podendo extendê-la a 28 mil, e receberá partidas de rugby e futebol, além de espetáculos musicais. A inauguração oficial, após as disputas, atrasos e expectativas, mobiliza Grenoble, e está marcada para a noite da sexta-feira 15, quando o GF38 receberá o Clermont, em jogo válido pela jornada 24 da segunda divisão. Por enquanto, completamente fechado ao público até o momento do confronto, o acesso ao estádio está restrito a uns poucos fiscais de segurança e funcionários do clube.

No entanto, há, ainda, alguns sortudos que conseguem encontrar brechas na fortaleza recém-erguida de Grenoble, capturando imagens inéditas antes da hora. O Futebesteirol está entre eles. Ontem, num dos lados do estádio, havia um portão de acesso ao campo aberto. E, claro, não poderia ser diferente: havia uma câmera na mão. Com exclusividade e às vésperas da inauguração, o blog traz uma das primeiras filmagens internas do Stade des Alpes depois da sua conclusão. Um ainda raro flagrante do mais novo templo do futebol francês:

Nenhum comentário: