sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Enfim, na Espanha

MADRID - Horas, horas, horas, horas que pareciam não acabar mais. Avião de Porto Alegre a Guarulhos, meio dia de espera no aeroporto paulista, avião de Guarulhos a Paris, conexão para Madrid perdida e passagem nova para um vôo marcado para 80 minutos depois até que, finalmente, chegava ao avião que me levaria de Paris a Madrid. Fim da tarde da sexta-feira, um dia quase perdido, mas enfim no destino esperado, e é o que importa. Pouco tempo de Espanha, mas a viagem já rendeu observações interessantes.

Dos aeroportos internacionais - é um fenômeno como um aeroporto e suas intermináveis horas de espera podem se revelar altamente futebolísticos. Em Guarulhos, até torcedor do glorioso IFK Göteborg, da Suécia, encontrei. O mais surpreendente foi uma seleção de base da Argentina, que aguardava para embarcar em seu vôo, no fim da noite de ontem. Sub-quanto ou qual torneio motivou a viagem, não foi possível descobrir, infelizmente.

Frio? - Anunciaram tanto e recomendaram cuidados para conviver no cruel e rigoroso inverno europeu, mas por enquanto, isso foi pouco além de enganação. Os 9 graus de Madrid deprimem qualquer um que busque frio.

Em desenvolvimento - Achar que a Espanha, com sua qualidade de vida invejável, já atingiu o ápice no desenvolvimento, é um erro. O país mira o futuro, está em constante transformação e vive anos pródigos. Prova disso é a fenomenal expansão que a capital exibe, com prédios e bairros novos pipocando nos seus arredores. O hotel em que estou, aliás, fica num desses bairros-canteiros-de-obras que só fazem crescer.

Santiago Bernabéu - Do estádio, por enquanto, apenas o nome. O mais próximo que passei do Santiago Bernabéu foi nos seus subterrâneos, parando na estação homônima com o metrô, enquanto ia ao centro da cidade.

A manchete do esporte - Parar na França e perder a conexão imediata rendeu a compra de um exemplar do L'Équipe, jornal esportivo referencial na Europa. Tanto nele, francês, quanto nos periódicos espanhóis, a manchete esportiva nada teve a ver com futebol: todos ainda estão boquiabertos com a vitória por 3-0 do francês Jo-Wilfried Tsonga sobre o espanhol Rafael Nadal, no aberto de tênis da Austrália.

A manchete do futebol - Entre os franceses, a grande sensação dentro do mais popular esporte do mundo é o Bordeaux - o time que ousa questionar a soberania do Lyon na liga nacional e se aproxima ferozmente do topo da tabela. Ontem, os Girondins, como também são chamados, venceram o Saint-Etienne por 1-0, dentro de casa, subindo a 42 pontos - três a menos que o líder Olympique Lyonnais. A grande dúvida entre os aficionados é saber se a equipe será capaz de manter o ritmo e superar os multi-campeões nacionais, algo que o próprio treinador do Bordeaux, Laurent Blanc, duvida.

Por ora, é isso. 23:12, hora local, fin de emisión.

Nenhum comentário: