terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Uma final tumultuada no futsal

No sábado, na cidade de Cascavel, eram cinco horas da tarde quando cheguei ao ginásio. O jogo começava às 20h15 e os arredores do Sérgio Mauro Festugatto já estavam completamente tomados por torcedores do Cascavel. Todos já tinham ingresso, pois os mesmos haviam se esgotado três dias antes. O jogo era Cascavel e Umuarama, terceira partida; na primeira, em Umuarama, o dono da casa venceu por 3x2, e na segunda, em Cascavel, o time local, tricampeão do Paraná, saiu vitórioso com um placar de 5x2.

O calor era intenso. A CATVE, que transmite os jogos do Cascavel futsal, distribuía "leques" de papelão e isso minimizou o problema. Ao entrar no ginásio, consegui um ótimo lugar perto a quadra, onde pude ter uma curta conversa, ainda na fase de aquecimento, com o grande Fininho, craque do futsal, que joga hoje pelo Umuarama.

O jogo começou queimando, o Cascavel atacou várias vezes até faltarem 15 minutos para o fim do primeiro tempo, e depois diminuiu o ritmo, um empate bastava, pra que arriscar? Cadenciando o jogo, chutando e jogando com inteligência, Issamu, fixo do Cascavel, estava se destacando. Quando ele, por alguns minutos, deu lugar a Marcelo, também fixo, o Umuarama conseguiu chegar, e numa falha grotesca do próprio Marcelo, abriu o placar. Vitor, 0-1, faltando 3 minutos.

Os times foram para o intervalo e o calor continuava, eu estava passando mal por que não conseguia comprar nada para beber e o forte calor continuava, sem falar que não poderia me arriscar a ficar de pé ao levantar para ir a lanchonete. Então resolvi, mesmo na torcida do Cascavel, tentar a sorte, pedi uma garrafinha d'água a um dos reservas do Umuarama quando o jogo voltou, ele não ouviu o fingiu que não ouviu, então pedi ao goleiro reserva, e ele pronta e gentilmente me atendeu. Sou muito grato ao goleiro Gian do Umuarama.

Agora voltando ao jogo, o Cascavel retornou nervoso e tentando de toda forma chegar ao gol de empate, até que numa bola em que o goleiro Facó, titular do Umuarama, não quis liberar para uma cobrança de escanteio, começa uma briga generalizada. Eu podia ver socos e empurrões envolvendo principalmente Marcelo e Facó, depois ambos foram expulsos, não sem antes Marcelo dizer ao craque Fininho, que estava na reserva: "É SÓ ACABAR O JOGO QUE EU TE QUEBRO! EU VOU TE QUEBRAR!" Guarde esta frase, leitor.

Reclamações por parte do Cascavel eram normais, todas sem fundamento, o time corria e não conseguia furar o bloqueio do Umuarama. Então, faltando 3 minutos, o técnico Ney Victor resolvou dar a camisa de goleiro linha ao fixo Issamu, que logo perdeu uma bola no meio de campo e teve que dar um carrinho no jogador do umuarama. Issamu foi expulso, deixando Cascavel com um a menos por 2 minutos. Quando um quinto jogador do Cascavel pôde voltar, era tarde. Umuarama campeão.

Muita festa por parte do Umuarama, mas então, no meio de uma festa azul, branca e amarela, aparece um número oito de branco, vermelho e azul. Era Marcelo, que brigou feio com Fininho. Lembra do que ele prometeu? Ele cumpriu, e talvez tome uma grande punição.

Na saída do ginásio brigas entre as torcidas também aconteceram, nada de mais, porém, em um dos arrastões da torcida do Umuarama, perdi minha câmera com todas as fotos e vídeos do jogo.

O Umuarama se sagrou campeão paranaense depois de dois vices seguidos.

2 comentários:

Guilherme Lautenschläger disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Guilherme Lautenschläger disse...

Olá pessoal do Futebesteirol, nós do Caixa PreTTa somos freqüentadores assíduos do blog de vocês. E neste momento surgiu uma espécie de premiação para blogs, e nós indicamos vocês para o prêmio, e concedemos a vocês o Selo: Blog de Elite.
Peguem seu presentinho por lá, e um abraço.
wwww.caixapretta.blogspot.com