quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Mais uma Copa


Sorteados os grupos de mais uma Copa Libertadores - em 2008, não mais Toyota, e sim Santander. Seguindo a edição de 2007, a competição será rica em tradição: River Plate, Boca Juniors, Estudiantes de La Plata, Nacional, São Paulo, Flamengo e Cruzeiro garantiram presença e agora lutam para montar elencos competitivos para buscar mais uma conquista.

Entre as ausências sentidas, estão (novamente) Peñarol, Grêmio, Palmeiras, Inter, Independiente e Racing. Os emergentes, como Lanús, Libertad e Arsenal, consolidam-se ano a ano no cenário internacional, e recebem mais uma chance de buscar a maior glória do continente. Grupo por grupo:

Grupo 1:
San Lorenzo
Real Potosí
Caracas
Cruzeiro/Cerro Porteño

A dificuldade para o Cruzeiro será entrar no grupo. Passar pelo Cerro na chamada Pré-Libertadores decidindo a vaga em Assunção é das tarefas mais difíceis, mas um teste forte e positivo se os mineiros buscam mesmo o título. No grupo, duelaria com o enfraquecido San Lorenzo para decidir o primeiro lugar.

Grupo 2:
Estudiantes de La Plata
Danubio
Deportivo Cuenca
Lanús/Olmedo

Cabe ao Danubio impedir que os dois argentinos passem de fase. O campeão uruguaio perdeu seus principais jogadores, e sem os gols de Stuani e as arrancadas de Nacho Gonzaléz, tudo fica mais complicado. O Lanús, empolgadíssimo com o título argentino quer fazer frente ao bem mais tradicional Estudiantes. Os equatorianos do Cuenca tentarão somar algum ponto.

Grupo 3:
Boca Juniors
Colo-Colo
Maracaibo
La Paz/México 3

Boca e Colo-Colo nas oitavas? Desde que os sempre surpreendentes mexicanos não resolvam complicar um grupo que parece já resolvido. Se der La Paz, mais polêmica em razão da altitude - que a Conmebol autorizou na Copa.

Grupo 4:
Flamengo
Nacional
Coronel Bolognesi
Wanderers/Cienciano

O Wanderers deu azar. Na grande chance de sua história, caiu em um confronto complicado logo na Pré-Libertadores. O Cienciano é quase imbatível em Cuzco. E mesmo se superar os andinos, o compatriota Nacional e o Flamengo terão a tarefa de enviar os ''bohemios'' de volta para casa. Pena.

Grupo 5:
River Plate
Chile 2
Universidad San Martín
México 2

Pobre do River. Se o próprio time já é um mistério, os ''milionários'' não sabem nem o que vêm pela frente, visto que há duas indefinições. Enzo Francescoli, um dos maiores ídolos da história do River não mostrou confiança alguma em Diego Simeone, o novo técnico.

Grupo 6:
Santos
San José
Chivas
Cúcuta

O Cúcuta não é mais o mesmo sem Blás Perez e Bustos. Mas certamente o respeito será diferente um ano após a grande campanha que levou os colombianos para a semi-final, caindo apenas para o campeão Boca. Santos e Chivas devem avançar e seguir com força durante toda a competição.

Grupo 7:
São Paulo
Sportivo Luqueño
Atlético Nacional
Boyacá Chicó/Audax Italiano

São Paulo nas oitavas. Atenção ao Audax, pequeno quadro chileno que vem colecionando boas campanhas com um envolvente futebol.

Grupo 8:
Fluminense
Libertad
LDU
Arsenal/Mineros

O grupo da morte, para azar do Fluminense, que de volta após anos de ostracismo internacional, sonha em montar uma máquina e faturar o troféu. Falcão García, Dodô, Washington e Leandro Amaral seriam as contratações para o ataque. Se antes parecia exagero, depois do sorteio a coisa mudou.

Um comentário:

Victor Hugo Antinossi disse...

Azar do Flu. Mas acredito na classificação de todos brasileiros para a fase mata-mata!