quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Notas finais da Série C

A Série C 2007 chegou ao seu final ontem. Na noite de quarta-feira, o octogonal decisivo teve a definição dos seus quatro ascendidos, além de homologado o campeão. Vamos às últimas observações sobre a fase final do torneio:

1º - Bragantino-SP

Brilhante campanha da equipe paulista. Depois de uma participação de relativa incerteza nas fases iniciais, o time se ajeitou na fase derradeira: em 14 jogos, venceu sete e perdeu apenas dois. Ontem, mesmo derrotado, assegurou o título do torneio. Sua segunda conquista nacional, somando-se ao título da Série B de 1989.

2º - Bahia-BA

Enfim, volta o Bahia. Um acesso há muito aguardado, mas que acabou manchado. Manchado pelas suspeitas que cercaram a classificação da equipe na terceira fase, e tristemente marcado pela tragédia da Fonte Nova. Mesmo assim, prêmio merecido aos torcedores, que jamais abandonaram o clube, fazendo médias de público recordistas apesar de viver as piores temporadas da história da agremiação.

3º - Vila Nova-GO

Embalado pelos gols de Túlio Maravilha - ele foi o artilheiro do torneio, marcando nada menos que 27 tentos -, o clube goiano fez uma bela campanha e confirmou sua condição de favorito ao acesso. Torce, agora, pelo rebaixamento do Goiás, esperando reviver clássicos citadinos na segundona de 2008.

4º - ABC-RN

Depois de superar as fases anteriores com certa tranqüilidade, sofreu no octogonal final, só conseguindo firmar-se entre os quatro primeiros na última rodada - graças à derrota do amarelão Atlético Goianiense (ver abaixo). Ontem, no estádio Frasqueirão lotado, o time potiguar abriu vantagem sobre o campeão Bragantino, sustentando-a até o final da partida. Aí, quando veio a notícia de que o Bahia perdera, assegurando o primeiro lugar para o Braga, foi só festa. Virou uma grande marmelada em que, no fim, os dois lados vibraram. Os natalenses pelo acesso, os paulistas pelo título.

5º - CRAC-GO

Representante do interior goiano, fez uma campanha digna, contra tudo e contra todos. Impedido de jogar em sua cidade na fase final, já que seu estádio não possuía a capacidade mínima necessária e vendo a diretoria ameaçar abrir mão da vaga, o time não esmoreceu. Fez bons jogos e só deixou o acesso escapar por dois pontos.

6º - Atlético-GO

O amarelão da temporada. Dependia apenas de suas forças para subir de divisão mas... foi derrotado na última rodada pelo eliminado Barras, em Teresina! Pouco importa se houve 'mala branca' por parte do ABC, o fato é que não se deixa um acesso escapar desta forma. O ano do Atlético, que começou sensacional, com o título goiano, acaba com a melancolia de permanecer na terceirona.

7º e 8º - Barras-PI e Nacional-PB

Equipes mais fracas do quadrangular final, eram tidas por todos como favoritas às últimas colocações. Representantes dos estados mais pobres entre os finalistas, fizeram uma campanha honrosa e já merecem todos os reconhecimentos por chegar tão longe. Infelizmente, por falta de condições financeiras, devem voltar ao ostracismo logo.

Um comentário:

Anônimo disse...

bahia time de massa!