sábado, 6 de outubro de 2007

Quem entrou na Copa da UEFA

A fase preliminar da Copa da UEFA terminou nesta semana. A partir de agora, os sobreviventes jogarão, até o final de 2007, os pentagonais qualificatórios à outra fase de mata-mata. Confira, clube a clube, quem são os classificados:

AaB Aalborg (Dinamarca) - Surpreendeu ao eliminar a favorita Sampdoria, da Itália. Passou pelo gol qualificado, empatando por 2-2 fora de casa e 0-0 em seu estádio. Pode até incomodar, mas não tem time para isso.

Aberdeen (Escócia) - Se tem tradição no torneio, o time também tem suas capacidades atuais como completa incóngita. Eliminou o Dnipro Dnepropetrovsk, da Ucrânia, somente pelo gol qualificado (empatou por 1-1 no agregado), e espera ter resultados melhores no pentagonal.

AEK (Grécia) - Barrado na Champions League, o time do brasileiro Rivaldo tem planos de chegar às etapas eliminatórias do torneio. Time para isso, tem, dependerá do grupo em que entrar. Passou pelo Red Bull Salzburg, da Áustria, com um agregado de 3-1.

Anderlecht (Bélgica) - Colecionador de títulos dentro do país, o time de Bruxelas sempre acaba fraquejando quando vai às competições internacionais. Entra mais uma vez num torneio importante para tentar chegar longe, mas deve ficar pelo caminho. Passou pelo austríaco Rapid Wien, com o placar agregado de 2-1.

Aris Thessalonika (Grécia) - Zebra das grandes. Desprezado, conseguiu ir além das suas expectativas, alcançando a etapa de grupos. Fez a proeza de eliminar o Zaragoza espanhol, pelo gol qualificado, após empatar por 2-2 no agregado. Não deve ir além, mas já fez história.

Atlético Madrid (Espanha) - Montando um time muito superior à sua média para esta temporada, o segundo clube da capital espanhola quer mostrar força no seu retorno ao cenário continental. Briga pelo título. Para chegar até aí, classificou-se pela Copa Intertoto e eliminou o Erciyesspor, da Turquia, na preliminar, por um agregado de 9-0.

Austria Wien (Áustria) - Time austríaco na fase de grupos? Pode se dar por satisfeito se conseguir superá-la. Chegou aí ao eliminar o Vålerenga, da Noruega, por 4-2 no agregado.

AZ Alkmaar (Holanda) - Com planos de se tornar uma grande força dentro e fora do país, o time holandês promete ir ao torneio para brigar até o fim. Por enquanto, porém, nada de animador: eliminou o fraco Paços de Ferreira, de Portugal, pelo agregado de 1-0.

Bayer Leverkusen (Alemanha) - Já foi mais forte! Sofreu para entrar no torneio e até deve incomodar, mas não brigará pelo título como em temporadas anteriores. Para chegar à etapa de grupos, venceu o Leiria português por 5-4, no agregado.

Bayern München (Alemanha) - É o favoritíssimo ao título da Copa da UEFA. Uma verdadeira seleção mundial que, se estivesse na Champions, seria candidatíssima ao título de lá também. Se não chegar, no mínimo, às quartas-de-final, terá decepcionado. O Bayern entrou na fase de grupos ao eliminar o Belenenses, de Portugal, com um agregado de 3-0.

Basel (Suíça) - Um dos mais fortes clubes suíços da atualidade, costuma ter sérios problemas quando vai às competições européias. Deve comemorar se conseguir passar da fase de grupos. Eliminou o Sarajevo, da Bósnia-Herzegovina, por fáceis 8-1 no agregado.

Bolton (Inglaterra) - Figurante. Mas, como todo bom time inglês, deverá fazer uma boa campanha, talvez até atrapalhando os planos de equipes mais cotadas. Eliminou o Rabotnicki, da Macedônia, por 2-1 no agregado.

Bordeaux (França) - Para os padrões franceses, um grande time. Para o nível continental, apenas mediano. No entanto, isso deve bastar para uma boa campanha. Surpreenderá se não ficar entre os melhores, no fim. Para chegar aí, porém, sofreu de forma desproporcional para vencer o finlandês Tampere United, por 4-3 no agregado.

Braga (Portugal) - Tem uma das melhores equipes entre os clubes menores de Portugal. Jamais brigará pelo título, mas entra com promessas de ir longe. Classificou-se superando o Hammarby, da Suécia, por 5-2 no agregado.

Brann (Noruega) - Já fez muito ao eliminar o sempre perigoso Club Brugge, um dos mais fortes belgas, no gol qualificado - empatou por 2-2 no agregado. Tem chances remotas de surpreender e chegar às fases eliminatórias, se pegar um grupo favorável.

Dinamo Zagreb (Croácia) - Vencendo por 3-2 em Amsterdã, eliminou o gigante Ajax, que tem acumulado sucessivos fiascos continentais nos últimos anos. Pode ir às fases eliminatórias, embora deva sofrer bastante para isso.

Estrela Vermelha (Sérvia) - O Crvena Zvezda, como é conhecido em seu país, já foi temido continentalmente. Hoje, é apenas mais um clube do leste europeu que vive do passado, sem assustar ninguém. Entra para tentar fazer uma campanha digna, após ter superado o Groclin, da Polônia, por 2-0 no agregado.

Elfsborg (Suécia) - Time sueco, não deve ir muito longe. Entrará como candidato à eliminação no seu grupo, seja ele qual for, e dificilmente superará o pentagonal. Eliminou o Dinamo Bucuresti, da Romênia.

Everton (Inglaterra) - O tradicional clube de Liverpool quer mostrar que, a exemplo do seu maior rival, pode brilhar no cenário europeu. Tem time para ir longe, mas só chegou aí depois de muito sofrimento: superou o Metalist Kharkov, da Ucrânia, por 4-3 no agregado.

Fiorentina (Itália) - Os italianos decepcionaram na preliminar, sendo eliminados um a um. A Fiorentina é a única sobrevivente e quer honrar sua situação. O caminho para chegar aí, porém, revela que o time deverá ter vida difícil: empatou duas vezes com o Groningen, da Holanda, por 1-1, para vencer somente nos pênaltis, por 4-3.

Galatasaray (Turquia) - Não deve brigar pelo título, mas é uma equipe a ser respeitada. Com o apoio de sua fanática torcida, surpreenderá se não chegar às fases eliminatórias mais avançadas. Eliminou o Sion, da Suíça, com um agregado de 7-4.

Getafe (Espanha) - Vice-campeão da Copa do Rei, tem sido um adversário incômodo dentro do país. Não tem time para ser campeão, mas espera poder superar os pentagonais. Chegou a esta fase graças ao gol qualificado: contra o Twente, da Holanda, venceu por 1-0 em casa e levou 2-3 fora.

Hamburger (Alemanha) - Oriundo da Copa Intertoto, o clube germânico não teve maiores problemas para se classificar. Seus resultados magros, no entanto, não permitem sonhar com o título, no momento. Eliminou o Litex Lovech, da Bulgária, com um placar agregado de 4-1.

Hapoel Tel-Aviv (Israel) - Outro figurante do torneio, poderá incomodar alguns, mas dificilmente passa de fase e só por um milagre maior ainda consegue sobreviver muito numa hipotética etapa eliminatória. Passou pelo AIK, da Suécia, com 1-0 no agregado.

Helsingborg (Suécia) - Foi o time que obteve a classificação mais copera. Depois de levar 5-3 do Heerenveen holandês na partida de ida, teve forças para vencer por 5-1 dentro de sua casa, deixando o agregado em espetaculares 8-6 e passando de fase. Não deve ir muito mais longe, mas tem o espírito necessário para fazer bonito.

København (Dinamarca) - Na prorrogação, conseguiu superar um adversário dado como favorito. Deverá passar da fase de grupos, mas daí em diante, é franco-atirador. Eliminou o Lens, da França, com um agregado de 3-2.

Larissa (Grécia) - Mais uma das grandes zebras do torneio, entrou no pentagonal ao vencer o Blackburn, da Inglaterra, por 3-2 no agregado. Poderá ir mais longe se pegar um grupo fraco, mas não tem aspirações muito maiores do que fazer boa figura.

Lokomotiv Moskva (Rússia) - Quem viu o sucesso do CSKA, há algumas temporadas, que não se iluda. O Lokomotiv até pode ir longe, mas é muitíssimo inferior ao seu rival, campeão em 2005. Chegou aí eliminando o dinamarquês Midtjylland, pelo agregado de 5-1.

Mladá Boleslav (Rep. Tcheca) - Outro que bateu num dos frustrantes times italianos. Em casa, levou 0-1 do Palermo, mas devolveu o placar fora e se classificou nas penalidades máximas. Já fez a sua parte e não tem time para ir muito além.

Nürnberg (Alemanha) - Vencedor da Copa da Alemanha na temporada passada, o time deveria ostentar a condição de favorito. Não o é, e dificilmente brigará pelo troféu. Chegou aí sofrendo diante do Rapid Bucuresti, da Romênia, empatando por 2-2 no agregado e se classificando pelo gol qualificado.

Panathinaikos (Grécia) - Tradicional participante de competições continentais, o clube grego entra mais uma vez para fazer figuração. Pode até ir longe, mas jamais brigará pelo troféu. Eliminou o time que foi sensação da Europa há algumas temporadas, o Artmedia Bratislava, da Eslováquia, pelo placar agregado de 5-1.

Panionios (Grécia) - Nada mais que um clube modesto dentro do país, surpreende o continente ao conseguir entrar numa fase importante da Copa da UEFA. Tendo eliminado o favorito Sochaux, da França, pelo agregado de 2-1, entra troteando como zebra.

Rennes (França) - Uma boa equipe francesa e nada mais. Tem tudo para ir longe, mas sonhar com o troféu é exagero. Passou pelo Loko Sofia, da Bulgária, com um agregado de 4-3.

Sparta Praha (Rep. Tcheca) - Com muitas dificuldades para superar a fase preliminar, o clube tcheco não deverá ir muito além do pentagonal. Candidato a saco-de-pancadas, eliminou o Odense, da Dinamarca, empatando por 0-0 no agregado e se classificando nos pênaltis, por 4-3.

Spartak Moskva (Rússia) - Tem um bom time e não sofreu para passar pela preliminar. Os 8-1 no agregado sobre o Häcken, da Suécia, evidenciam isso. O problema será a partir de agora...

Tottenham (Inglaterra) - Vai de mal a pior no campeonato nacional e, embora tenha uma equipe de bons nomes, não briga pelo título. Para chegar aí, não teve dificuldades contra o Anorthosis Famagusta, do Chipre, aplicando 7-2 no placar agregado.

Toulouse (França) - Anda incomodando dentro da França e deve repetir o sucesso no continente, embora dificilmente lute pela taça. Classificou-se com grandes problemas, eliminando o CSKA Sofia, da Bulgária, pelo gol qualificado, após um agregado de 1-1: o tento que deu a vaga foi anotado aos 90+5 minutos do confronto de volta.

Villarreal (Espanha) - Outro que já viveu dias melhores, o clube espanhol segue forte. Talvez não seja o suficiente para alcançar o troféu, mas começa o torneio pensando no título. Passou pelo BATE Borisov, da Bielorrússia, com um agregado de 6-1.

Zenit (Rússia) - Um daqueles russos irrelevantes fora de seu país, o time de São Petersburgo até pode aprontar, mas já deve considerar sua temporada vitoriosa se conseguir passar da fase de grupos. Eliminou o belga Standard de Liège, por 4-1 no agregado.

Zürich (Suíça) - Mais um que entra sem grandes pretensões na competição. Como grande trunfo, o fato de ter eliminado outro clube da decepcionante Itália: superou o Empoli, pelo placar agregado de 4-2.

***

Vale lembrar que os terceiros colocados nos grupos da primeira fase da Champions League entram na etapa eliminatória da Copa da UEFA. Estes vêm como favoritos incontestáveis.

Nenhum comentário: