terça-feira, 9 de outubro de 2007

Football League Trophy

Doncaster Rovers, o campeão de 2006/2007

Joga-se muito futebol na Inglaterra. Com equipes de ponta, quadros semi-amadores ou até clubes de bairro, montam-se ligas oficiais às dezenas pelo país, bem como torneios eliminatórios de maior ou menor destaque. Aliás, clubes dispostos a tentar a glória nacional não faltam: a Copa da Inglaterra desta temporada teve 731 equipes inscritas - as amadoras jogaram várias fases preliminares, calculadas para que todos se matassem aos poucos, sem chegar a importunar os grandes.

Quando se pensa em competições de mata-mata inglesas, vêm logo à cabeça a FA Cup e a Copa da Liga. No entanto, há outro torneio, de bem menos destaque, que faz os apreciadores do esquecido futebol das divisões inferiores sonharem em somar um título: é o Football League Trophy, que alguns leitores devem reconhecer pela denominação de Troféu LDV Vans, sustentada do início da década até 2006, pelo patrocínio - atualmente, o nome foi vendido a outra empresa, virando o Troféu Johnstone's Paint.

O torneio é esquecido por um fato muito simples: os grandes não entram. Disputado pelas equipes da Football League One e Football League Two da Inglaterra, respectivamente a 3ª e 4ª divisões - as mais baixas entre os profissionais -, o campeonato, jogado desde 1983/1984, celebra o esporte que é feito longe dos holofotes, com poucas libras para o nível do bilionário futebol inglês que vemos na TV. Muito maior que a glória do título, porém, é o fato de poder decidir a posse da taça no gramado legendário de Wembley, episódio único e surreal para a maioria das equipes envolvidas.

Hoje, há quinze partidas válidas pela segunda fase do torneio. Vale um triste destaque para a presença do Leeds United entre os disputantes, clube que tanto incomodou na 1ª divisão e vive um dos momentos mais tenebrosos de sua história. Confira os jogos desta terça-feira:

Lincoln City - Hartlepool United
Morecambe - Port Vale
Rochdale - Bury
Swansea City - Wycombe Wanderers
Rotherham United - Grimsby Town
Macclesfield Town - Stockport County
Darlington - Leeds United
Leyton Orient - Dagenham & Redbridge
Swindon Supermarine - Cheltenham Town
Brighton & Hove Albion - Barnet
Carlisle United - Chester City
Bristol Rovers - Bournemouth
Gillingham - Luton Town
Hereford United - Yeovil Town
Milton Keynes Dons - Peterborough United

Vale ressaltar que há outras copas de menor relevância na Inglaterra: o FA Trophy (que contempla equipes da 5ª até a 8ª divisão), o Setanta Shield (5ª e 6ª), o FA Vase (9ª a 11ª) e diversos mata-matas regionais entre clubes minúsculos - considerando-se a hierarquia, poderíamos afirmar que a Inglaterra possui 24 divisões, com centenas de ligas locais em cada nível. Todos estes torneios, porém, são de caráter semi-amador ou totalmente amador, de modo que o Football League Trophy converte-se na última competição em importância, por assim dizer, do futebol profissional.

Nenhum comentário: