domingo, 14 de outubro de 2007

Feriado nacional

Eram 90+5 minutos de enfrentamento, na cidade bielorrussa de Gomel, quando René Peters cruzou a bola na área da seleção local. Àquela altura, sua equipe, o tradicional saco-de-pancadas selecionado de Luxemburgo, ia obtendo um maravilhoso empate por 0-0, que daria seu primeiro ponto nessas Eliminatórias à Eurocopa de 2008. Mas havia tempo para mais: havia alguns segundos restando no confronto, e o lançamento de Peters pairando sobre a área do time local.

Alphonse "Fons" Leweck, que retornava aos gramados após longa ausência por conta de problemas cardíacos, não precisava mais do que aquela chance para escrever a história. De cabeça, mandou a bola para as redes adversárias. O jogo seria encerrado a seguir, com um triunfo luxemburguês por 0-1: a primeira vitória depois de 12 anos e 55 partidas oficiais consecutivas com empates e derrotas. Mais derrotas que empates.

Um prêmio para uma daquelas nações que sempre entram nas Eliminatórias sem chance alguma, mas não hesitam em defender suas cores quando necessário, apesar da fraqueza. Fora de casa, no último minuto, com um gol anotado por um jogador cuja carreira era dada por encerrada, contra tudo e todos. Um feito digno de feriado nacional.

Nenhum comentário: