quinta-feira, 26 de julho de 2007

Tira-teima de ouro

É hoje a final do torneio feminino de futebol nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. No gramado do Maracanã, Brasil e Estados Unidos disputarão a medalha de ouro da edição 2007 a partir do meio dia, hora local.

Mais do que uma briga por medalha, o confronto desta quinta-feira é um tira-teima - em dose dupla. Primeiramente, o jogo é a chance de o Brasil dar o troco pelo vice-campeonato Olímpico em 2004 - embora o time estadounidense atual seja sub-20, o status é o mesmo. Além disso, a partida definirá o maior campeão Pan-Americano da categoria: estamos na terceira edição dos Jogos com a presença do futebol feminino em disputa; na primeira, em Winnipeg/1999, os Estados Unidos venceram, enquanto em Santo Domingo/2003, o Brasil levou o ouro.

A finalíssima não poderia ser melhor para as expectativas brasileiras. Pelo que está em jogo, um título auriverde em casa, hoje, serviria para premiar uma geração extraordinária do futebol feminino que, sem apoio algum da Confederação Brasileira de Futebol no que diz respeito ao incentivo do esporte e organização de ligas, levou o país às mais importantes disputas.

Nenhum comentário: