O Botafogo lidera o Campeonato Brasileiro. Com todos os méritos, o time carioca, que não conquista um título nacional desde 1995, é a sensação do futebol nacional nas últimas semanas, e tido como um dos melhores elencos do país. Isso não se nega, e nada pode contrariar os fatos, mas recomenda-se cautela.
Apaixonados pelo cativante futebol do alvinegro, os críticos acabam fechando os olhos para o que ocorre à sua volta, e lançam meias verdades no ar. "O Botafogo sabe jogar tão bem em casa quanto fora" é a maior delas. Invicta nas 8 partidas que teve até aqui, a equipe botafoguense pouco foi testada longe de casa: destes 8 duelos, 6 foram disputados dentro do Rio de Janeiro - dois deles foram clássicos, com mando do rival, mas o estádio neutro, com torcida em igual quantidade para ambos os lados, transforma em piada chamar de "partida fora de casa".
Repete-se: de elenco, o Botafogo é bom para os padrões da Série A atual, sim. Mas é cedo para sair lançando fatos absolutos. O teste de fogo - e do Fogo - vem agora, no mês de julho: 6 jogos vão ser disputados até que começe agosto, 4 deles serão longe do Rio. A primeira afirmação poderá vir hoje, diante do Goiás, vice-líder do Brasileirão.
Começaremos a ver se o Fogão veio para brigar mesmo, ou se é apenas... fogo de palha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário