quinta-feira, 5 de julho de 2007

Mal outra vez

Robinho converte o único gol do jogo, de pênalti: jogador segue sendo único destaque brasileiro

Novamente, o Brasil fez uma partida sem brilho na Copa América. Na noite de Puerto La Cruz, o selecionado verde-amarelo se apresentou de maneira pobre mais uma vez. Porém, a fraqueza dos equatorianos permitiu que o triunfo por 1-0 viesse, sem maiores percalços.

O Equador precisava vencer por dois gols de diferença, mas sua atitude não era de uma equipe desesperada para buscar o resultado. Pelo contrário, os equatorianos jogavam um futebol lento, acanhado, que pouco ameaçava o time de Dunga, tranqüilo com suas possibilidades. Talvez os equatorianos tenham respeitado demais o Brasil, ou talvez - e é o mais provável - fossem muito mais fracos do que se imaginava antes de a Copa América começar.

Partida de baixo nível técnico, em que o brilho da jóia mais cara do Brasil fez a diferença: Robinho, sempre ele, sofreu pênalti logo no início do segundo tempo - ele próprio converteu a penalidade, aos 55 minutos, fazendo o único tento da partida. Foi o quarto gol do Brasil na competição, e o quarto gol de Robinho - único jogador que correspondeu às expectativas da Seleção. Sem conseguir encontrar soluções, o Equador não teve como buscar reação - o miserável futebol do Brasil também perdurou, de modo que a partida jamais apresentou qualidade.

Ao término do jogo, os brasileiros comemoraram a classificação, embora carregassem clara preocupação com suas pífias atuações. O resultado deixou a Seleção Brasileira na 2ª colocação do grupo, e já é certo que o adversário das quartas-de-final será outra vez o Chile. O Equador despede-se do torneio com a provável pior campanha entre todos, tendo perdido seus 3 jogos disputados.

Também estão definidos todos os classificados nesta primeira fase de Copa América: uma vez que nenhuma equipe do Grupo C tenha possibilidades de aspirar uma qualificação entre os melhores terceiros colocados, sabe-se que os três primeiros colocados do Grupo A (Venezuela, Peru e Uruguai) e do Grupo B (México, Brasil e Chile), além dos dois primeiros do Grupo C (Paraguai e Argentina), irão compor as quartas-de-final. Amanhã, a última rodada do terceiro grupo só definirá quem acabará em primeiro e em segundo nele.

Classificação final do Grupo B:

1º México - 7 pontos
(3 jogos / 2 vitórias / 1 empate / 0 derrota / 4 gols feitos / 1 gol sofrido / saldo +3)
2º Brasil - 6 pontos
(3 jogos / 2 vitórias / 0 empate / 1 derrota / 4 gols feitos / 2 gols sofridos / saldo +2)
3º Chile - 4 pontos
(3 jogos / 1 vitória / 1 empate / 1 derrota / 3 gols feitos / 5 gols sofridos / saldo -2)
4º Equador - 0 ponto
(3 jogos / 0 vitória / 0 empate / 3 derrotas / 3 gols feitos / 6 gols sofridos / saldo -3)

Nenhum comentário: