terça-feira, 3 de julho de 2007

Luta sem prêmio

Bola disputada na bicicleta de Paolo Guerrero: no fim, Peru classificado

A Bolívia foi guerreira, mostrou um brilho que há tempos não se via no futebol de seu país e, por várias vezes, mereceu derrotar o Peru na noite de hoje. Porém, a maior qualidade e tranqüilidade dos adversários pesou, os peruanos buscaram duas vezes o placar adverso e saíram classificados.

Precisando da vitória, a Bolívia foi dona do jogo no primeiro tempo. Pressionando sempre, a equipe verde construiu grandes chances e, com dois golaços - Moreno, aos 23 minutos e Campos, aos 44 - foi para o intervalo em vantagem. Vantagem pequena, para sua tristeza, uma vez que Pizarro, num lance fortuito, de cabeça, aos 32 minutos, inaugurara o placar do Peru. No intervalo, o 2-1 classificava os bolivianos.

Era um sonho para a Bolívia, depois de conviver com tantos insucessos na última década. Mesmo no segundo tempo, as coisas pareciam sob controle: o Peru tentava chegar ao gol, mas, sem conseguir levar real perigo à meta adversária, permitia que o jogo fosse ficando morno. Tudo era dado como decidido, quando as aspirações bolivianas se esvaíram, aos 85 minutos: Pizarro, outra vez de cabeça, igualou a contagem em 2-2. Não havia tempo para tentar alterar o marcador, e o resultado de então classificou os peruanos.

Independentemente do que ocorrer no jogo entre Uruguai e Venezuela, que se disputa neste momento, o Peru está nas quartas-de-final - só resta definir em qual colocação do grupo ficará. A Bolívia, no final das contas, e mesmo com toda a luta, despede-se da Copa América sem vitórias, e sem prêmio.

Nenhum comentário: