Começou, neste final de semana, a Copa da Ásia 2007. Principal torneio do continente, sempre foi palco de ferrenhas disputas entre equipes árabes e forças do extremo oriente. Para esta edição, a briga ganhará um atrativo a mais: a Austrália, potência da Oceania, agora filiada à confederação asiática, disputa sua primeira copa daquele continente e promete vir forte.
Será a 14ª edição da competição, disputada regularmente desde 1956, a intervalos de quatro anos - esta ocorrerá com diferença de três anos em relação à última (disputada em 2004), por uma reorganização do calendário da confederação, passando a realizar o torneio em anos ímpares. Ao longo dos tempos, os grandes campeões são: Arábia Saudita, Irã e Japão (3 títulos cada), Coréia do Sul (2 títulos), Israel e Kuwait (1 título cada).
Para este ano, o número incrível de quatro nações sediará o evento - cada uma tendo ganho uma vaga automaticamente, como anfitriã. Indonésia, Malásia, Tailândia e Vietnã foram os escolhidos, todos sendo determinados cabeças-de-chave de seus grupos. Um total de 16 equipes disputa o torneio neste ano, assim distribuídos:
Grupo A: Austrália, Iraque, Omã, Tailândia
Grupo B: Catar, Emirados Árabes Unidos, Japão, Vietnã
Grupo C: China, Irã, Malásia, Uzbequistão
Grupo D: Arábia Saudita, Bahrain, Coréia do Sul, Indonésia
Os dois primeiros de cada grupo classificam-se para formar os confrontos de quartas-de-final. Três jogos já foram disputados, até aqui:
07/07- Tailândia 1-1 Iraque
08/07- Austrália 1-1 Omã
08/07- Vietnã 2-0 E.A.U.
Nenhum comentário:
Postar um comentário