domingo, 8 de julho de 2007

Argentina se confirma

Riquelme, autor de dois gols no jogo: outra vez, fator de desequilíbrio

A Argentina fez jus ao seu favoritismo contra o Peru e, em outra noite iluminada de Riquelme, aplicou 4-0 nos adversários, conquistando a vaga nas semifinais da Copa América 2007.

Para conter um time melhor, faz-se uma retranca. Pelo menos, foi assim que o treinador peruano Julio César Uribe pensou o jogo. Armando um ferrolho, o time andino começou bem em seus planos de anular a Argentina. Evitando as investidas da Albiceleste, os comandados de Uribe conseguiram deixar o jogo morno no primeiro tempo, e seguraram um placar de 0-0. No intervalo, pareceu plausível a idéia de que o Peru conseguiria levar o jogo ao menos para os pênaltis.

Mas, no intervalo entrou Tévez, dando mobilidade ao ataque e fazendo Riquelme aparecer ainda mais em campo. Não tardou para que as diferenças fossem notadas: no primeiro minuto do segundo tempo, os dois craques argentinos tabelaram, e Riquelme concluiu com um canhotaço impressionante para abrir a contagem. Estava desmontado o bloqueio peruano, e aberto o caminho da vitória.

Os andinos, que só tinham força defensiva, não encontravam soluções para buscar o resultado. Ao natural, a Argentina foi criando chances e chegando aos seus gols. Messi, aos 60 minutos, Mascherano, aos 64, e Riquelme, pela segunda vez, aos 85, deram números finais ao marcador.

Foi a quarta goleada em quatro jogos das quartas-de-final do torneio, mostrando um avassalador desequilíbrio. Na próxima fase, a Argentina, que venceu todos os seus jogos até aqui, encara o também invicto México, em um duelo sem favoritos.

Nenhum comentário: