sexta-feira, 15 de junho de 2007

Última rodada do Campeonato Espanhol

O melhor Campeonato Espanhol da história chega a sua rodada final nesse fim de semana. Com brigas ferrenhas por todas as partes da tabela, "La Liga" terá uma jornada de despedida digna do que foi toda a temporada. Do título ao rebaixamento, muitas partidas darão o aspecto final à luta que se estendeu por 38 rodadas. Vamos às disputas que serão colocadas em campo:

Briga pelo título:

1º Real Madrid - 73
2º Barcelona - 73
3º Sevilla - 71

O Sevilla chega à última rodada praticamente sem chances de conquistar o título. Está a apenas dois pontos e, poderia almejar alguns tropeços dos rivais, se não fosse por um fato: o Barcelona enfrenta o já rebaixado Gimnàstic de Tarragona e só não vence por milagre - tornando-se inalcançável aos andaluzes. Justamente por esta vitória quase certa dos catalães é que o Real Madrid tem que ter olho vivo na última rodada: o jogo em casa contra o desacreditado Mallorca tem tudo pra ser fácil, mas a concentração é vital para reconquistar o troféu, cuja ida ao Santiago Bernabeu só depende das forças madrilenhas.

Briga pelas vagas na Europa:

4º Valencia - 65
5º Zaragoza - 59
6º Villarreal - 59
7º Atlético de Madrid - 57

Na Espanha, é assim: os 4 primeiros colocados vão à UEFA Champions League (campeão e vice entrarão diretamente, enquanto 3º e 4º jogam preliminares); do 5º ao 6º lugar, a vaga é na Copa da UEFA, enquanto o 7º colocado entra na Copa Intertoto (classificatória à Copa da UEFA). Dessa forma, as vagas na Champions já estão completamente definidas, pois ninguém poderá alcançar os 4 líderes. Briga mesmo é pelas duas vagas diretas à Copa da UEFA. O Villarreal tem um jogo duríssimo contra o Sevilla, fora de casa, e tem tudo para perder sua classificação imedita, uma vez que Zaragoza e Atlético de Madrid enfrentam Recreativo de Huelva e Osasuna, respectivamente - dois adversários que não brigam por nada.

Quem joga para cumprir tabela:

8º Recreativo de Huelva - 53
9º Getafe - 52
10º Racing de Santander - 50
11º Espanyol - 49
12º Mallorca - 49
13º Osasuna - 46
14º Deportivo La Coruña - 44
15º Levante - 42

Sem chances de rebaixamento, mas também sem possibilidades de almejar uma vaga nas competições internacionais, os 8 times acima jogam a última rodada somente para tentar fechar bem a temporada e, talvez, interferir nas disputas alheias.

Briga no rebaixamento:

16º Betis - 37
17º Athletic Bilbao - 37
18º Celta de Vigo - 36
19º Real Sociedad - 34
20º Gimnàstic de Tarragona - 28

Caem os 3 últimos. O Gimnàstic já está rebaixado, e deverá ser goleado pelo Barcelona em seu jogo final. Infelicidade semelhante tem a Real Sociedad: remotíssimas são as chances de se salvar, seria necessária uma combinação extraordinária de resultados mais uma vitória fora de casa contra o Valencia para que o rebaixamento seja evitado. A disputa realmente violenta ocorre para definir o último segundino: Athletic e Celta de Vigo jogam em casa, contra Levante e Getafe, respectivamente, e não devem deixar escapar sua última esperança. Cotado para a queda está o Betis - em crise e com uma torcida que pede a cabeça da direção após sucessivos fracassos (o último, uma derrota por 0-5 para o Osasuna, em casa, na semana passada), o clube de Sevilla enfrenta o Racing, em Santander, e vai precisar deixar a vida em campo para se salvar.

Nenhum comentário: