sábado, 5 de maio de 2007

A decisão dos pampas

Estádio Olímpico Monumental, o grande palco da decisão do domingo receberá mais um jogo histórico


O Rio Grande do Sul vai parar nesse domingo. O Estádio Olímpico, em Porto Alegre, acostumado a grandes decisões receberá mais um jogão. Grêmio e Juventude disputarão o título estadual diante de um estádio lotado - os ingressos foram esgotados na sexta-feira.
Caravanas partirão de todas as querências do Rio Grande, em busca de um mesmo destino: todos os caminhos levarão ao Olímpico amanhã.
O tricolor de Porto Alegre tenta a sua 35° conquista do Gauchão, enquanto o serrano Juventude busca o segundo título, havia sido campeão em 1998.
A primeira partida da final foi disputada domingo passado, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul - 3-3, com direito a virada, expulsões, gol no final e emoção do início ao fim, típico jogo de Gauchão.
Empates de 0-0, 1-1 e 2-2 dão o título para o Grêmio, placar igual ao primeiro jogo leva para os pênaltis e empate com mais gols leva a taça para Caxias do Sul. Vitórias simples bastam para qualquer um dos lados.
As duas equipes suaram e muito para chegar na decisão: o Grêmio conseguiu superar uma diferença de três gols de diferença e passou pelo Caxias na semi-final. 0-3 no Centenário e um épico e inesquecível 4-0 no Olímpico. O Veranópolis, que eliminou o Internacional na fase de grupos, foi o adversário do Juventude na fase semi-final - vitória dos caxienses fora de casa por 2-0 e derrota sofrida em casa por 1-2, que garantiu a classificação.
O Grêmio não comemora um Campeonato Gaúcho em casa desde 2001, ano em que bateu o próprio Juventude e sagrou-se campeão. O tricolor é o atual detentor do título, superando o Inter no Beira - Rio, em 2006.
Envolvido também com o mata-mata da Libertadores, foi cogitado até que o Grêmio usaria time reserva na decisão estadual, mas a informação foi negada e o time vem com força máxima amanhã.
Eliminado na Copa do Brasil, competição em que vinha forte, o Juventude tem no jogo de amanhã o mais importante do ano, e não resta dúvidas que seus torcedores comparecerão em bom número no Olímpico, empurrando o time para a vitória o tempo todo.
50 mil torcedores testemunharão um embate sem favoritos, nervoso e muito disputado, como toda final de Gauchão deve ser.

A caminhada do Grêmio até a final:

1° colocado no Grupo 2, com 40 pontos, classificado para a semi-final

15/04 - Estádio Centenário - Caxias 3-0 Grêmio
20/04 - Estádio Olímpico - Grêmio 4-0 Caxias

A caminhada do Juventude até a final:

1° colocado no Grupo 1, com 32 pontos, classificado para a semi-final

14/04 - Estádio Antônio David Farina - Veranópolis 0-2 Juventude
22/04 - Estádio Alfredo Jaconi - Juventude 1-2 Veranópolis

A decisão:

Grêmio: Saja, Gavilán, Wiliam, Teco, Lúcio; Edmílson, Sandro, Diego Souza, Tcheco, Carlos Eduardo; Tuta.
Técnico: Mano Menezes
Juventude: André, Ricardo, Ederson, Fabrício, Márcio Azevedo; Lauro, Radamés, William, Paulo Ramos; Cristiano, Da Silva.
Técnico: Ivo Wortmann
Dia: 05/05/2007
Horário: 16 horas
Árbitro: Carlos Simon

Nenhum comentário: