segunda-feira, 14 de maio de 2007

Começou o Brasileirão

E com ele, veio a primeira rodada, trazendo resultados, em sua maioria opostos àquilo que este redator previra. Os palpites dados antes do início da rodada, no sábado, revelaram-se em completos fracassos, seja por imprevistos durante os jogos ou por apostas fadadas ao erro. A rodada inicial apresentou uma média alta de gols, com 39 tentos anotados em 10 partidas, algo que se pode simbolizar o baixo nível técnico da competição, ao menos faz a alegria de quem assiste. Enfim, vamos às partidas que abriram a guerra pelo título nacional de 2007:

Figueirense-SC 3-6 Atlético-PR

Aquele Figueirense que chega longe na Copa do Brasil não passa de uma mera ilusão, embalada pela sorte. O jogo do final de semana mostrou isso. Mesmo com um time misto, ficou facilmente identificável que o destino do Figueirense, a exemplo do que ocorreu no estadual, é brigar na zona baixa da tabela. O Atlético alcançou uma belíssima goleada, que se não quer dizer muito a esta altura da competição, valeu ao menos a liderança da rodada 1.

Fluminense-RJ 2-2 Cruzeiro-MG

A aposta foi numa vitória dos tricolores do Rio, algo que nunca teve chances de ocorrer. Num jogo onde os dois times jogaram um futebol fraco, o Cruzeiro chegou a abrir 0-2 de vantagem, mas sua evidente fraqueza acabou pesando: o Flu recuperou o resultado, chegando a um prêmio considerável, visto que pouco fez para merecê-lo. A partida marcou também o único empate da rodada.

São Paulo-SP 2-0 Goiás-GO

Vitória da lógica. Não foi "aquela" atuação que os são-paulinos queriam para afirmar uma recuperação, mas valeu uma vitória tranqüila para iniciar bem o campeonato. No primeiro jogo de Dagoberto como titular, o São Paulo deu alguns lampejos de que pode brigar sim pelo título nacional, embora necessite uma evolução gigantesca. No lado do Goiás, tudo indica que pinta uma feroz luta contra o rebaixamento - o time é medíocre.

Atlético-MG 2-1 Náutico-PE

Quem, como este redator, acreditava numa vitória fácil do galo mineiro, queimou a língua maravilhosamente. Um Náutico aguerrido por fazer sua estréia na Série A, após mais de uma década ausente, chegou a estar vencendo a partida, mas acabou cedendo a virada. O bom time atleticano jogou menos do que se esperava, e foi salvo por um gol marcado aos 90+5 minutos de jogo. Virada sofrida, mas 3 pontos nada desprezíveis.

Internacional-RS 2-3 Botafogo-RJ

O Inter segue decepcionando. Ao contrário do que era de se esperar, o mês que o time ficou parado após eliminações nos torneios que disputava, de nada serviu para ajeitar as coisas. Um desorganizado Internacional perdeu em casa, de virada, para o mistão botafoguense - e o pior: jogando o segundo tempo em vantagem numérica. Um caminho nada agradável deve ser trilhado pelo time gaúcho até que as coisas se acertem.

Flamengo-RJ 2-4 Palmeiras-SP

Recomendava-se cautela diante de um Palmeiras que vinha com ares de incógnita. Cautela que o Flamengo não teve. Os flamenguistas foram dominados em boa parte do jogo e sofreram uma derrota incontestável, dentro de seus domínios. Destaque para Edmundo, que marcou dois gols, em lufadas de talento, que lembraram seus tempos áureos.

Paraná-PR 3-0 Grêmio-RS

O time reserva do Grêmio é pior do que se imaginava. O time gaúcho, muito forte em sua formação titular, resolveu poupar seus jogadores, visando a disputa da Libertadores e acreditando que o Paraná não causaria maiores problemas. Ledo engano: a formação 100% reserva do Grêmio nada fez em campo, e conseguiu a proeza de ser goleada por um Paraná de atuação apenas regular.

América-RN 0-1 Vasco da Gama-RJ

Uma das poucas previsões inteiramente acertadas pelo blog. Assim como foi dito, o Vasco venceu, mas não foi nada fácil. Talvez sendo o time mais menosprezado da competição, o América foi páreo duro para um Vasco sem grande brilho. A vitória veio com o gol solitário de André Dias, aos 65 minutos.

Corinthians-SP 1-0 Juventude-RS

"O Corinthians não leva essa", escreveu este redator, que mais uma vez vê-se encurralado pelas chamas das previsões furadas. Pelo menos algo foi acertado quanto a este jogo: a bola apanhou. Uma partida de muita disposição e pouca técnica marcou a vitória de um renovado Corinthians, para glória do atacante Finazzi, estreante e autor do tento que simbolizou a vitória. No lado do Juventude, o treinador Ivo Wortmann despediu-se após a derrota - o nome cotado para substitui-lo é Amauri Knevitz, que levou o Paranavaí ao título paranaense.

Sport-PE 4-1 Santos-SP

A exemplo do que ocorreu com o Grêmio, a equipe reserva santista também jogou muito menos do que se imaginava. O Sport, de resultados brilhantes em 2007, chegou a mais uma façanha, goleando o time de Vanderlei Luxemburgo, com direito a virada no placar. Pode ter sido contra os reservas do Santos, mas uma vitória deste porte dá enorme moral a um time que volta da Série B.

Nenhum comentário: