segunda-feira, 16 de abril de 2007

Clássico natalense decide o Campeonato Potiguar

Se em outros estados do Brasil a zebra ameaça botar diversos clubes desconhecidos ou desprestigiados na final do torneio local, no Rio Grande do Norte a tradição falou mais alto. No Campeonato Potiguar, os dois grandes da capital Natal foram superiores desde a primeira fase e teremos o tradicional clássico entre ABC e América para definir o grande campeão do estado.

O ABC é conhecido pelo Brasil como o maior papão de títulos estaduais do país (conquistou 48 campeonatos potiguares, incluindo um jamais superado deca-campeonato entre 1932 e 1941). Se o clube foi gigante e temido no passado, hoje, o alvinegro natalense vive anos difíceis. Em crise há tempos e sem representar grande perigo aos seus adversários nas competições nacionais (a Série C do Campeonato Brasileiro e algumas esporádicas Copas do Brasil), o ABC vê sua chance de recobrar o brilho de outrora diante do seu maior rival, que vem em grande ascendência nos últimos anos.

Sim, quem está em destaque no futebol potiguar já há algumas temporadas é o alvirrubro América. Campeão do estado 32 vezes, tem desvantagem no número de títulos em relação ao rival, mas não perde em tradição para o ABC. Vivendo uma fase dourada, o América, que disputava a Série C do Brasileiro em 2005 entra neste ano para disputar a Série A, graças ao duplo acesso conquistado nas temporadas recentes. Imensamente superior a todos seus adversários no estadual e sendo o clube mais badalado do Rio Grande do Norte ultimamente, o América é favoritíssimo à conquista de seu 33º troféu, mas, todos sabemos que em clássicos as coisas podem se inverter. O alvirrubro não perdeu a chance de alfinetar o ABC por antecipação: os americanos já comentam que o clube rival só vai disputar a Série C deste ano graças ao América, que eliminou as outras equipes com possibilidade de estragar os planos do alvinegro natalense.

O teórico abismo técnico entre as duas equipes está explícito na campanha de cada um pra chegar à final: enquanto o ABC fez uma campanha de tropeços (15 jogos, 7 vitórias, 4 empates e 4 derrotas), o América está imparável, com 89% de aproveitamento no Campeonato Potiguar de 2007 (foram 13 vitórias, 1 empate e apenas 1 derrota, nos 15 jogos disputados). Além disso, o alvirrubro tem o melhor ataque da competição: 38 gols feitos.

Com um clube gozando de um prestígio acima do que o futebol local está acostumado e outro buscando uma reafirmação da força e representatividade do passado, o Campeonato Potiguar será decidido, como tantas outras vezes, no clássico natalense. Ao América, vale a afirmação do bom futebol apresentado desde o início do ano e um embalo extra para começar o Campeonato Brasileiro da Série A. As duas interessantíssimas finais ocorrerão nos dias 22 e 29 de abril.

Nenhum comentário: