quarta-feira, 28 de março de 2007

São Luiz 3x3 São José de Cachoeira do Sul

Segunda-feira, dia 26, às 20 horas, outro jogo pelo Campeonato Gaúcho 2007 acompanhado pelo Futebesteirol.

Novamente um jogo com vários gols. Os jogos do São Luiz em casa vêm se notabilizando por uma média altíssima de gols por partida. Foram 7 jogos pelo Gauchão disputados no 19 de Outubro - neles, tivemos nada menos que 35 gols, numa média espetacular de 5 gols marcados por jogo. Para a torcida, é garantia de emoção, mas para o time, fazer e sofrer muitos gols representa uma grande instabilidade: o São Luiz tem o segundo melhor ataque e a segunda pior defesa do Campeonato (26 gols feitos nos 14 jogos disputados até aqui, só perdendo para o Grêmio, que marcou 37 vezes; mas em contrapartida, 31 gols sofridos, sendo menos vazada apenas que a defesa do Gaúcho de Passo Fundo, equipe já rebaixada, que levou 34 gols).

Mas, voltemos ao jogo. O São José de Cachoeira do Sul, lanterna da Chave 2 do Campeonato Gaúcho, estava praticamente rebaixado antes mesmo de a partida começar, e foi a Ijuí conformado com seu destino, sonhando vagamente com uma vitória. Já o São Luiz, que chegou a brigar por classificação, vinha de uma campanha altamente irregular, fazendo uma curva descendente (nas últimas 7 partidas até então, havia vencido apenas uma), e precisava da vitória para afastar de vez as possibilidades de rebaixamento.

Choveu muito, e o estádio ficou praticamente vazio. Em campo, a surpresa não tardou: 12 minutos de jogo e o "morto" São José abria o placar. A resposta veio na seqüência: aos 21 minutos, de pênalti, o São Luiz empataria as coisas em 1 gol. Mesmo assim, o suposto favoritismo do time de Ijuí não se confirmou e o jogo seguiu disputado - embora, nas chances criadas, a vantagem tenha sido do time visitante. Pressionando bastante, o time de Cachoeira do Sul não conseguiu recuperar a dianteira no placar, de modo que as equipes voltaram aos vestiários com 1x1 no placar, ao final do primeiro tempo.

Na segunda etapa, as coisas se complicaram ainda mais para o São Luiz: com 3 minutos da etapa final, o time da casa perde um jogador por expulsão. A desvantagem numérica, entretanto, acabou tendo o efeito reverso do que se esperaria, e o time ijuiense acabou melhorando no jogo. Com gols aos 12 e aos 20 minutos do 2º tempo, o São Luiz abria 3x1 no placar e se colocava em posição confortável na partida, certo? Errado. Mera ilusão por parte do time da casa, pois apenas um minuto depois do terceiro gol, outra das tantas falhas defensivas que têm custado pontos ao São Luiz no Campeonato ocorreu e o São José chegou ao 2º gol.

O festival de erros continuou e, aos 32 minutos do segundo tempo, numa rápida jogada do time de Cachoeira do Sul, a zaga do time ijuiense parou pedindo um impedimento inexistente, deixando Marcão livre para fazer o terceiro gol dos visitantes: 3x3.

Ao final da partida, o São Luiz ainda pressionou bastante, buscando desesperadamente a vitória contra um adversário sem maiores ambições. Não conseguiu. Com isso, o time de Ijuí se complica na tabela.

Confira os principais lances da partida, abaixo:



Enquanto o São José reforçou sua condição de lanterna (9º colocado, com 12 pontos no grupo), o São Luiz marcou passo, ficando na 6ª colocação e 16 pontos. Após este 14º jogo, ficaram atrás do São Luiz, além do São José: o Brasil de Pelotas (que tem 15 pontos e carrega a suspeita de favorecimento da arbitragem em seus jogos em casa, por parte das outras equipes) e o 15 de Novembro (13 pontos, mas com apenas 13 jogos disputados) - também na briga para não cair, está o Guarani, de Venâncio Aires, que tem 17 pontos, mas já fez 15 jogos.

As combinações e projeções de resultados para os poucos jogos que faltam (ao todo, são 16 rodadas) são inúmeras, incluindo aí confrontos diretos entre os times envolvidos na luta contra o rebaixamento. A reta final do Gauchão, portanto, prevê uma verdadeira guerra contra a queda à segundona, com jogos emocionantes pelo interior.

Nenhum comentário: