Foi disputada, neste sábado, a final da Copa da Liga da França. O torneio eliminatório, que disputa com a Copa da França o posto de segunda principal competição do país (a primeira, claro, é o Campeonato Nacional), teve uma decisão de peso.
O jogo, disputado num monumental Stade de France lotado por 80 mil torcedores, colocou frente a frente o Lyon e o Bordeaux. O Lyon, penta-campeão francês (praticamente hexa, pois lidera a atual liga nacional, com 17 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, faltando apenas 9 rodadas para o final), dispensa apresentações - é simplesmente o melhor time francês da atualidade. Apesar disso, a equipe de Juninho Pernambucano entrou tentando se recuperar de uma crise: foi eliminada precocemente da UEFA Champions League e da Copa da França, além de fazer uma campanha, que embora garanta a liderança, está abaixo de sua própria média no Campeonato Francês.
Do outro lado, o tradicional Bordeaux. Treinado pelo brasileiro Ricardo Gomes, os "Girondins", como são chamados, foram vice-campeões franceses da temporada passada, e na atual, ocupam a 3ª colocação, brigando ponto a ponto com o Lens por um segundo vice-campeonato. Forte historicamente (o clube ostenta 5 títulos na liga nacional), o Bordeaux também é visto como uma das três forças francesas da atualidade, ao lado do Lyon e do Lille.
Cada clube já havia conquistado uma vez a Copa da Liga, e hoje entravam em campo buscando o segundo título no torneio. Com tantas credenciais, o jogo de hoje tinha tudo para ser eletrizante - não foi. O que se viu foi uma partida muito abaixo do esperado, com algumas chances de gol esporádicas, mas nada que fosse realmente empolgante. Apesar disso, foi um belo espetáculo proporcionado pelas torcidas de ambas as equipes, que compareceram em peso, apoiando durante o jogo inteiro. Na primeira etapa, superioridade do Lyon de Fred e Juninho - entretanto, o penta-campeão francês não conseguiu abrir a contagem. Pagou caro por desperdiçar sua vantagem, e na segunda etapa, o Bordeaux equilibrou as ações. A partida também começava a tomar ares mais tensos, com jogadas violentas e vários cartões amarelos mostrados pelo árbitro Hervé Piccirillo.
A disposição que sobrou aos jogadores para distribuir pancadas, porém, não se repetiu na hora de buscar o gol. As equipes seguiram com uma certa apatia, e o 0 a 0 não saía do placar. Tudo apontava para uma prorrogação. Mas o futebol não gosta de percorrer os caminhos mais óbvios, e o Bordeaux conseguiu um escanteio, pelo lado direito ofensivo, aos 89 minutos de jogo. Na cobrança, a bola é cruzada para a área, na esperança de que alguém surja para cabecear: o goleiro Vercoutre, do Lyon, sai muito mal do gol, deixando a meta livre para que o brasileiro Henrique dê um testaço na bola, mandando-a para o fundo das redes! Gol! Aos 44 minutos do 2º tempo o Bordeaux achava o gol que lhe daria o título contra uma equipe teoricamente superior. Restava pouco tempo e o Lyon, já sem Fred e Juninho, substituídos, não conseguiu reagir. Ao apito do árbitro, a massa torcedora do Bordeaux foi ao delírio, com uma conquista sofrida que também quebrou um jejum de cinco anos sem títulos (a última, havia sido justamente uma conquista da Copa da Liga, em 2002).
Este foi o segundo título do Bordeaux na competição. Além disso, vale ao time uma vaga garantida na Copa da UEFA da próxima temporada - como o Bordeaux deve se classificar à UEFA Champions League, este privilégio não será aproveitado. No caminho para a final, o Bordeaux havia eliminado, na ordem (entre parênteses, os resultados): Auxerre (1-0), Saint-Etienne (1-0) e Stade de Reims (2-1). Para a final de hoje, o Bordeaux entrou em campo com: Ramé; Jurietti, Henrique, Planus, Wendel (Jussiê); Faubert, Fernando, Mavuba, Micoud; Darcheville e Chamakh (Marange).
Confira todos os campeões das Copas da Liga da França na história:
Antes, algumas considerações: de 1953 a 1965 era disputado um torneio chamado Coupe Charles Drago. Paralelamente a ele, surgiu uma Coupe de La Ligue propriamente dita, que foi disputada em 1963 e 1965 (aqui, ela será representada por *). A Coupe de La Ligue seria retomada em 1982, com algumas interrupções e adotaria o formato atual na temporada 1994/1995. Apesar das diferenças nas fórmulas das competições, todas as equipes abaixo podem ser consideradas campeãs da Copa da Liga.
1954- Reims
1955- Saint-Etienne
1956- Nîmes
1957- Olympique Marseille
1958- Saint-Etienne
1959- Lens
1960- Lens
1961- Monaco
1962- Besançon
1963- Sochaux
1963*- Strasbourg
1964- Sochaux
1965- Lens
1965*- Nantes
1982- Laval
1984- Laval
1986- Metz
1991- Reims
1992- Montpellier
1994- Lens
1995- Paris Saint-Germain
1996- Metz
1997- Strasbourg
1998- Paris Saint-Germain
1999- Lens
2000- Gueugnon
2001- Lyon
2002- Bordeaux
2003- Monaco
2004- Sochaux
2005- Strasbourg
2006- Nancy
2007- Bordeaux
Nenhum comentário:
Postar um comentário