domingo, 18 de fevereiro de 2007

Craques da América Latina - 5


René Higuita

-

Trajetória nos clubes

José René Higuita Zapata nasceu no dia 28 de agosto de 1966 em Castilla, bairro pobre da cidade colombiana Medellín.
Higuita passou por sérias dificuldades financeiras na sua infância, até que recebeu sua primeira chance de realizar o sonho de brilhar em uma equipe colombiana: começou no Atlético Nacional em 1981, onde fez parte da Seleção sub-16 de Antioquia, um departamente da Colômbia, o equivalente a um estado no Brasil.

Nesta seleção Higuita começa a mostrar sua personalidade e seu talento, levando a Antioquia ao título colombiano de departamentos. Suas atuações destacadas no torneio lhe renderam uma vaga na seleção juvenil da Colômbia, que classificou para o Mundial da Rússia.
Em 1985 o Nacional empresta Higuita para o Millionarios de Bogotá, onde teve uma temporada muito elogiada - fato que motivou o Nacional a buscar seu goleiro de volta para a temporada de 86.

Em 1989 o Atlético Nacional conquista a Libertadores da América sobre o Olímpia do Paraguay, graças a seu goleiro Higuita que foi o grande destaque na série de pênaltis que definiram o título.
Seu talento o transformou em ídolo colombiano, e o famoso ditado 'todo bom goleiro é maluco' o perseguia.
Em 92 Higuita viaja para a Espanha para faturar no Real Valladolid, mas falta sorte e sua personalidade não garantiu o sucesso: terminou reserva e regressa ao Nacional em 94.
Um ano depois René poderia repetir a sua maior glória: o Atlético Nacional chegava novamente na final da Libertadores da América, mas dessa vez é derrotado pelo Grêmio ao não conseguir defender um potente pênalti de Dinho.

Depois dessa final Higuita não conseguiu mais ter o mesmo sucesso nos clubes - teve passagens medianas no Tiburones Rojos de Veracruz e no Independiente de Medellín, passando depois por clubes menores da Colombia e no Aucas do Equador.

Higuita na seleção

Higuita estreou na seleção colombiano em 87, na Copa de 90 sua forma de jogar 'como goleiro-líbero' custou a eliminação de seu país nas oitavas de final, ao perder uma bola para o atacante camarones Roger Milla.
Em 95 Higuita alcançou sua tão sonhada fama internacional - jogando no estádio de Wembley contra a seleção da Inglaterra Higuita fez sua lendária e acrobática defesa chamada 'El Escorpión', uma mistura de talento, ousadia e maluquice.(ver vídeo abaixo).
Higuita marcou 41 gols profissionalmente, sendo 3 pela seleção colombiana, tornando-se o terceiro goleiro artilheiro de todos os tempos, atrás de Rogério Ceni e Chilavert.

Escândalos

Quando sua carreira começou a desmoronar Higuita começa a perder o rumo e se envolver a escândalos que sujaram e muito sua imagem. Se envolveu em sequestro, agrediu um locutor esportivo e foi pego dopado enquanto jogava pelo Aucas do Equador em 2004, sendo suspenso por 6 meses.
Atualmente Higuita participou de um reality show(fez 5 cirurgias plásticas para participar e ficou 'menos feio' segundo ele mesmo) visto por milhões de colombianos.
No programa Higuita chamou a atenção como sempre e protagonizou célebres frases como: "Si esta es la guerra, que no llegue la paz".

''Pesquisando sobre Higuita achei Gatti tão normal...''

Foto: Higuita antes e depois das cirurgias.

Nenhum comentário: