quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007
Craques da América Latina - 4
Chiqui Arce
-
Francisco Javier Arce Rolón, um dos maiores jogadores da história do Paraguay nasceu na cidade de Paraguari em 2 de abril de 1971.
Começou sua carreira nas categorias do XV de Maio, modesto time de sua cidade natal, e chamou a atenção dos olheiros do Cerro quando foi jogar a final de um torneio na capital, Assunção.
O lateral direito, agora jogando pelo time do seu coração(e de mais da metade dos paraguaios), aprimorou suas virtudes, como a forte marcação e as certeiras cobranças de falta e penalti, transformando-se em um dos principais jogadores do Cerro Porteño onde conquistou os campeonatos paraguaios de 91, 92 e 94.
Arce que já era muito elogiado no Paraguay se transfere para o Grêmio em 95, fazendo parte de uma das melhores equipes da história do tricolor dos pampas - no Grêmio, Arce, que já era um lateral completo, foi campeão de quase tudo - Libertadores de 95, os campeonatos gaúchos de 95 e 96, a Recopa de 96 e a Copa do Brasil de 1997, perdendo apenas o Mundial Interclubes para o Ajax, onde errou um pênalti, fato que não sujou sua magnífica trajetória no Grêmio.
Homem de confiança de Felipão, seu treinador em toda a época em que jogou no Grêmio. Arce se transfere para o Palmeiras em 1998, onde foi muito elogiado pela crítica do centro do país, que demorou a reconhecer suas virtudes enquanto jogava no Sul.
Pela equipe paulista Arce aumentou mais ainda sua galeria de troféus: venceu a Copa do Brasil e a Mercosul em 1998, a Libertadores de 1999 e a Copa dos Campeões em 2000.
Em 2003 Arce embarca para o Japão para jogar no Gamba Osaka durante duas temporadas, antes de voltar e encerrar a carreira no Libertad do Paraguay - onde hoje é auxiliar técnico - em 2005.
Pela seleção jogou duas Copas do Mundo e marcou um dos mais belos gols da Copa de 2002, confira no vídeo abaixo.
Para alguns Arce teria que ter nascido no Brasil - os paraguaios, com certeza não concordam.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
O Chiqui Arce foi maior lateral dos últimos 20 anos.
Postar um comentário