domingo, 11 de fevereiro de 2007

Craques da América Latina - 2



Enzo Francescoli - O príncipe uruguaio

Enzo Francescoli Uriarte, um torcedor do Peñarol que não realizou o sonho de jogar em seu clube do coração - mas conquistou a torcida por onde passou.

Enzo jogou em uma época onde o futebol uruguaio já estava em decadência, os times do país não tinham a mesma força na Libertadores da América mas a tradicional seleção celeste ainda complicava e muito seus adversários - mais pela raça do que por qualidade, mas isso não é um problema e sim uma característica do futebol uruguaio.
E parte desse respeito que a seleção uruguaio mantinha se deve a Francescoli que jogou 72 jogos e marcou 15 gols pela Celeste nos anos 80 e 90.Foi com Francescoli que o Uruguay conquistou seus últimos títulos de expressão: ganhou a Copa América em 83, 89 e 95 - Enzo jogou 4 Copas e conquistou três,um histórico invejável.

Idolatrado no Uruguay e na Argentina, que outro jogador conseguiu este feito?
Francescoli jogou 8 temporadas no River Plate, conquistando uma Libertadores, 5 campeonatos argentinos e uma Supercopa da Libertadores.
Em sua primeira passagem pelos ''Millionarios'' o Príncipe chamou a atenção pela elegância de seu futebol de muita qualidade, organização tática e raça, além de sempre ser elogiado por sua postura fora do campo. Em 1986 foi para a França, jogou 3 temporadas no Racing Matra até chamar a atenção do Olympique de Marselha em 1990, o melhor time do país na época.
De 1991 até 94 rodou por Cagliari e Torino até voltar ao lugar onde mostrou todo seu futebol: o River Plate.
E sua volta foi triunfal, os títulos mais importantes que conquistou foram em sua segunda passagem, como a Libertadores de 96.
Enzo Francescoli marcou 115 gols em 197 partidas pelo River, sendo o estrangeiro que mais marcou gols em toda a história do clube.
Enzo encerrou a carreira no River Plate em 97, justamente contra o Peñarol, seu time do coração.

Para finalizar um depoimento de um torcedor fanático do River sobre a devoção ao Príncipe Charrúa:

''Que difícil expresar tantos sentimientos en estas pocas líneas. Tan difícil como olvidarlo. Se cruzan las imágenes, las pasiones. Siempre fue un grande dentro y fuera de la cancha. Asombro desde sus comienzos con su juego principesco. Increíbles joyas futbolísticas realizó. Esas que hacían levantar a la tribuna, a la que nunca dejó de sorprender y tampoco de querer. Esa tribuna que sintió su partida a Europa y que ahora siente su ausencia. Desde donde baja ese "U-ru-gua-yo", que se grita de corazón, en busca del suyo. Toda esa gente que quizás es la más exigente pero también la más noble y fiel. La familia Riverplatense nunca se va a olvidar de usted. Siempre va a estar agradecida. Agradecida por haber elegido a River y haberlo adoptado como su casa. Agradecida por haber respetado tanto su historia como a su gente. Porque lleva estos colores en el alma. Agradecida porque llenó de magia y gloria este club... Simplemente GRACIAS Enzo.''

Nenhum comentário: