Roger Milla (nascido Albert Roger Miller em 20 de maio de 1952) foi o maior jogador de futebol Camaronês da história. Foi um dos primeiros jogadores africanos a conseguir o status de estrela a nivel internacional. Jogou 3 copas do mundo, 1982, 1990 e 1994.
CLUBES NACIONAIS
Nascido na capital camaronesa de Yaoundé, assinou seu primeiro contrato no Eclair, da cidade de Douala aos 13 anos. Aos 18, ja no Leopard de Douala conquista seu primeiro campeonato CamaronÊs. Em 1976 jogando pelo Tonerre Yaoundé, ganhou o prêmio de melhor jogador Africano do ano.
EUROPA
Em 1977 sai do seu país rumo a Europa para jogar no Valenciennes da França, no entanto ficou na reserva durante dois anos e se transferiu para o Monaco. No Monaco inexplicávelmente também ficou na reserva e foi dispensado. Chegou a jogar no Bastia da França também sem muito sucesso, até enfim emplacar na Europa no ano de 1984 onde virou estrela do Saint-Etienne. Com seu sucesso o Montpellier o contratou em 86 onde ficou até 89 quando se aposentou. Lá criou vinculos tão fortes com a equipe, que após encerrar a carreira se tornou treinador do clube.
SELEÇÃO NACIONAL
Estreiou na seleção camaronesa em 1978. Estava no grupo de Camarões que jogou a copa de 1982, porém não teve muito destaque. Camarões foi eliminado da Copa do Mundo com 3 empates naquela ocasião. Em 1984 jogou as olimpiadas de Los Angeles e em 1987 tomou a decisão de se aposentar da seleção nacional. Porém em 1990, o presidente de Camarões liga para Roger Milla convidando-o para ele voltar a seleção Nacional e disputar a copa do mundo de 1990.
Na copa de 1990, aos 38 anos, Roger Milla conquistou o o mundo e fez o planeta torcer por um país africano em uma Copa do Mundo. Marcou 4 gols, comemorando todos com a lendária "dança tribal em volta da bandeirinha de escanteio". Ajudou Camarões a eliminar fortes equipes como Colômbia e Romênia, e caiu somente diante da poderosa Inglaterra nos pênaltis nas Quartas de final.
Voltou a seleção na Copa de 1994, onde ficou na reserva, mas no jogo contra a Rússia, o genio entrou em campo e deixou sua marca, msmo com Camarões jogando mal e levando um baile (Rússia 5X1, placar final). Se tornou o jogador mais velho a jogar uma copa do Mundo e também o mais velho a fazer gols em Copas do Mundo (recorde que ja era dele).
Em 2004, Roger Milla integrou a lista de Pelé que continha os 125 maiores jogadores da História do Futebol Mundial, e em 2006 foi eleito pela CAF o melhor jogador da História do Futebol Africano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário