quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

Clubes Alternativos (2)


GRÊMIO ESPORTIVO GLÓRIA

Por volta do século XVI, os missionários jesuítas iniciaram a colonização da região onde hoje é Vacaria (Rio Grande do Sul), espalhando o gado trazido das Missões nas partes desertas, conhecidas por "Baqueria de los Piñales" (Vacaria dos Pinhais). Muitos conflitos com os índios guaranis locais foram travados até que o Caminho dos Tropeiros (aberto entre 1727 e 1729) se consolidasse, ligando a região dos Campos de Cima da Serra (RS) às capitais do Sul e Sudeste do Brasil.

Nesta região, originada em rotas comerciais de gado e banhada a sangue de batalhas ancestrais, está a cidade de Vacaria, atualmente com 61 mil habitantes. E, em Vacaria, está um clube cujo nome e futebol honra a história de sua terra: o Glória.

Fundado no bairro homônimo, em 15/11/1956, o Grêmio Esportivo Glória tinha como objetivo inicial a disputa de torneios amadores regionais. Mesmo com muitas dificuldades para conseguir locais para usar como sede e para jogar, o Glória desde o início foi um dos principais clubes de Vacaria. Em março de 1964, tornou-se o primeiro clube de sua cidade a filiar-se na Federação Gaúcha de Futebol e, na fase amadora, que perdurou até 1975, conquistou vários títulos a nível citadino e estadual. Ainda neste período, entre 1967 e 1970, o Glória fez uma curta fusão com a S.E. Avenida, formando a Associação Glória Avenida.

Em 1976, com a profissionalização, passa a disputar os principais torneios do estado, tendo destacada campanha na Copa Governador do Rio Grande do Sul. Também a partir deste ano, sofrendo interrupções nas suas atividades profissionais em algumas temporadas, o Glória inicia sua disputa na Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho.

Finalmente, em 1988, vem o título gaúcho da segunda divisão, que permitiria ao Glória iniciar seu convívio entre as potências do estado. Com uma brilhante campanha (42 jogos, 21 vitórias, 15 empates e apenas 6 derrotas), o clube conquista por antecipação o título - e o acesso.

A partir de 1989, a equipe de Vacaria começa a se fortalecer, fazendo grandes campanhas no Gauchão em diversos anos, além de destacadas participações nas copas estaduais, disputadas entre equipes do interior do estado.

Em 1998, após 10 temporadas na elite, o Glória faz péssima campanha e é rebaixado à segunda divisão. Mas a superioridade do Glória entre as equipes interioranas era evidente. Após o novo acesso bater na trave por duas vezes (em 1999 e 2000 o clube foi 3º colocado, sendo que 2 equipes ascendiam), em 2002 a equipe conquistou a segunda vaga à elite Gaúcha, vencendo o Brasil de Pelotas nos play-offs.

Desde 2003, a tradição do "Leão da Serra", como é conhecido popularmente vem falando alto no Campeonato Gaúcho, e a equipe, a exemplo dos anos 1990, é a grande sensação do interior, fazendo campanhas louváveis.

Neste ano de 2007, entretanto, o time de Vacaria, que entre outros, conta com o veterano Arílson (ex-Grêmio), não conseguiu se acertar. Até o momento, faz campanha medíocre, não tendo vencido nenhum dos seus 5 jogos (nem mesmo aqueles que disputou em casa, no Estádio Altos da Glória) e ocupando a penúltima colocação de seu grupo, estando seriamente ameçado de novo rebaixamento.

***
Campanhas mais destacadas do Glória no Gauchão: 1989 (4º colocado), 1991 (5º), 1994 (4º), 1996 (6º), 2003 (4º), 2004 (3º) e 2005 (3º).

Post dedicado à Cristina Marques, entusiasta do futebol vacariense.

Nenhum comentário: