domingo, 18 de fevereiro de 2007

Clubes Alternativos (12)

ASSOCIAÇÃO RECREATIVA CULTURAL UNIDOS DO CRUZEIRO

Cidade planejada, Brasília surgiu da iniciativa do presidente da república Juscelino Kubitschek, buscando transferir a capital federal para a região centro-oeste, desenvolvendo-a. Inaugurada em 21 de abril de 1960, tardou pouco tempo até surgirem os primeiros clubes sociais, esportivos, etc...

Uma dessas associações surge no dia 21 de outubro de 1961. Por iniciativa de um grupo de moradores do Bairro do Gavião (antigo nome da atual cidade-satélite do Cruzeiro), fundou-se uma entidade que integrasse os moradores no bairro, com atividades de lazer, esporte e cultura. Surge então a Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro - ou ARUC, como é conhecida. A maioria dos fundadores era carioca, recém transferidos do Rio de Janeiro para a nova Capital e, justamente por este motivo, uma das prioridades foi a criação do Departamento de Escola de Samba. E nesta modalidade, a ARUC vem obtendo sucesso até hoje.

Tradicional no futebol, Cruzeiro já teve um campeão estadual em 1963: foi a Associação Esportiva Cruzeiro do Sul. Apesar dessa associação ser constantemente confundida com a ARUC, as duas não são a mesma coisa. O Departamento de Esportes da ARUC surgiu em 1976, numa época em que a entidade já era uma gigante do samba no Distrito Federal, tendo então oito títulos no carnaval brasiliense.Destacando-se no amadorismo, a ARUC vê o surgimento do seu futebol profissional em junho de 1999, ao fazer um contrato com empresários. E já no ano seguinte, disputa seu primeiro campeonato oficial, a Segunda Divisão do Distrito Federal. A campanha no torneio é impecável, e a ARUC só perde uma partida entre as 15 disputadas. Justamente a final do Campeonato, diante do poderoso Brasiliense - outro então recém-surgido. O vice-campeonato, apesar de decepcionante, vale o acesso à elite do estado.

Enquanto no carnaval, o samba da ARUC não desafinava, e a sua Escola de Samba ia tornando-se a maior campeã do estado, o futebol do clube via-se complicado diante de equipes mais qualificadas. Na primeira divisão do Campeonato Brasiliense de 2001, o time da ARUC faz uma campanha mediana, e o 7º lugar (entre 10 equipes) serve apenas para evitar o rebaixamento. Em 2002, a campanha é melhor. Mesmo sem ter grandes resultados, a ARUC fica em 5º lugar na competição, a 2 pontos da zona de classificação, que levaria aos play-offs valendo o título.

Mas as coisas não se ajeitam em 2003. No carnaval, a ARUC ia conquistando um tetracampeonato, mas no futebol... o time faz uma campanha medíocre, perdendo 6 partidas em 11 disputadas, acabando na 11ª colocação do Campeonato Brasiliense (entre 12 equipes), e é rebaixado. Um fato que deixou a comunidade triste, prevendo que o retorno não seria fácil.

E de fato, o caminho de retorno ao sucesso e à elite mostrou-se mais complicado do que se imaginava. Em 2004, após uma boa campanha, a ARUC acaba sendo eliminada na 2ª fase da Segunda Divisão, ficando mais um ano na segundona. Mas o pior veio em 2005, quando as coisas pareciam que não podiam ficar melhores, acabaram ficando. A ARUC faz uma campanha terrível na Segunda Divisão Brasiliense. Não vence nenhum dos 7 jogos disputados, tem a pior defesa da competição e acaba na lanterna do campeonato. E, pra piorar, é rebaixada à recém-criada Terceira Divisão do Distrito Federal.

Diante das dificuldades, em 2006, o Departamento de Esportes da ARUC oficializa o fim das atividades no futebol profissional, e ao que tudo indica, não tem planos de retomar as atividades em 2007.
Para este ano então, o grande objetivo da associação volta a ser o carnaval. A ARUC, como Escola de Samba, é a maior entidade do Distrito Federal, tendo sido campeã 27 vezes, em 40 carnavais. Atual campeã, entra para a disputa como favorita a mais uma conquista.

Uma homenagem do Futebesteirol ao carnaval, conciliando samba e futebol.

Nenhum comentário: