sábado, 17 de fevereiro de 2007

Clubes Alternativos (11)

ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA CORURIPE

O local onde hoje está Coruripe foi inicialmente habitado pelos índios canibais Caetés. Às margens do Rio Coruripe, chamado por eles de Cururu-ipe (ou Rio dos Seixos), foram instaladas as primeiras habitações, que se estendiam até a costa marítima. Estes mesmos índios Caetés são tidos historicamente como aqueles que devoraram o primeiro bispo do Brasil - fato este que levou ao extermínio da sua população. Com isso, estabeleceu-se na região a povoação portuguesa de Coruripe, comercializando o pau-brasil no início, para ter sua principal fonte econômica. No Século XIX, o povoado atinge seu maior desenvolvimento, sendo elevado à sede do município em 1866 e à categoria de cidade em 1892. Atualmente, o próspero município alagoano conta com 45 mil habitantes e é um importante pólo turístico, impulsionado pelas belas praias.

E em Coruripe surgiu recentemente a Associação Atlética Coruripe. Fundado em primeiro de março de 2003, o clube veio depois do Estádio Municipal Gérson Amaral, como uma promessa do prefeito da cidade, Joaquim Beltrão, de que Coruripe teria um time na primeira divisão alagoana. Já em 2003, o time ingressa na Segunda Divisão de Alagoas, e surge com força total. Com 7 vitórias em 10 jogos, e tendo o melhor ataque da competição, o Coruripe derrota o Sete de Setembro de Maceió na final, conquistando o título e o conseqüente acesso à elite do estado.

E já em 2004, o Coruripe faz uma campanha invejável. Com 7 vitórias, 5 empates e 2 derrotas, em 14 jogos, o time chega às decisões dos dois turnos (sendo campeão do segundo, vencendo o tradicional ASA de Arapiraca) e só é parado na final, diante do Corinthians de Maceió. Após vencer a primeira partida por 3x2, o clube não resiste à pressão de jogar na capital, e a derrota no segundo jogo, por 0x2 deixa apenas o vice-campeonato. Frustrante, mas um bom início no Campeonato Alagoano. A boa campanha vale vaga na Série C do Campeonato Brasileiro, onde, o time não repete as boas atuações e cai na primeira fase.

2005 começa com a participação na Copa do Brasil. E enfrentando o Fortaleza, então na primeira divisão brasileira, na fase inicial, o time não faz feio. Empata o primeiro jogo em Alagoas (1x1), mas acaba deixando a classificação escapar, ao perder de virada (1x3) no Ceará. Neste ano, a grande campanha no estadual se repete, mas o título não vem. O Coruripe é novamente vice-campeão, ao perder o segundo turno para o ASA (que também havia vencido o primeiro turno) e deixando o título em Arapiraca. O vice-campeonato, repetido, não deixa dúvidas que o Coruripe estava sendo a grande força ascendente em Alagoas. E na Série C daquele ano, segue arrasador. Passando pela primeira fase com 5 vitórias em 6 jogos, o Coruripe também supera o segundo estágio, goleando o Icasa-CE por 6x2. A brilhante campenha só é parada com uma derrota diante do América-RN, nas oitavas-de-final. Um grande resultado, se considerarmos que este América conquistaria o acesso naquele torneio.

Em 2006, o Coruripe não disputa a Copa do Brasil. Mas a força novamente se mostra no estadual. Após conquistar o troféu do primeiro turno alagoano, o time dá-se ao luxo de desprezar o returno, encarando os jogos como treinos e apenas aguardando o adversário na final. Adversário este, que não poderia ser mais tradicional: O CSA de Maceió. Os jogos foram tensos. O Coruripe venceu a primeira partida, no Estádio Rei Pelé, por 1x0, mas acabou perdendo pelo mesmo placar no jogo de volta, em casa, e a partida foi pros pênaltis. Numa dramática série, onde foram necessárias 8 cobranças, o Coruripe vence por 6x5, e conquista seu primeiro Campeonato Alagoano. Classificado à Série C daquele ano, o Coruripe não faz feio, mas é eliminado na segunda fase, num grupo difícil, onde estavam Bahia-BA, Treze-PB e Icasa-CE. Mesmo assim, a classificação não veio por um mísero ponto (fez 7, contra 8 do Treze). A campanha do time alagoano naquele torneio foi de 5 vitórias, 3 empates e 4 derrotas, em 12 jogos. Abaixo, um vídeo com os gols do Coruripe ao longo da temporada 2006:



E neste 2007, o Coruripe já está a pleno vapor. Arrasador como sempre, é líder do Campeonato Alagoano. Até agora, com 9 jogos disputados, venceu 7 e perdeu 2, tendo 21 pontos e a melhor defesa da competição (sofreu apenas 7 gols). A maior ameaça aos sonhos do Coruripe, vem sendo o Corinthians de Maceió, que o persegue de perto, tendo 20 pontos. Mais atrás, em 3º lugar, está o ASA, com 14 pontos. A estréia na Copa do Brasil foi nesta semana, diante do tradicional América-RJ. O Coruripe saiu na frente, mas não resistiu, e cedeu o empate, levando um gol aos 37 do 2º tempo. O empate em 1x1 complicou as chances de classificação à 2ª fase da competição nacional. Favorito ao título alagoano e complicado na Copa do Brasil, o Coruripe terá vários novos desafios ao longo das próximas semanas para seguir provando sua força e que merece um lugar de destaque no futebol de Alagoas.

Post motivado pelo Pirralho, grande incentivador do Coruripe.

Um comentário:

André Lucas disse...

A camisa reserva do Coruiripe e tão linda como o nome do time.

E faz gol bonito esse Coruiripe